O processo criativo da representação estética no metaverso

Autores

  • Paula Winter Lisot Universidade Feevale
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Vanessa Amalia Dalpizol Valiati Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e90998

Palavras-chave:

Criatividade, Representação Estética, Processo Criativo, Metaverso

Resumo

A criatividade é considerada um importante pilar para a sociedade, uma vez que influencia a forma como as pessoas interagem com o mundo e, também, impulsiona evoluções por meio de inovações, novas descobertas e experimentações. Nesse sentido, a globalização e o advento de novas tecnologias como a realidade virtual (VR) possibilitaram o desenvolvimento de ambientes digitais que podem estimular a criatividade dos indivíduos através da ampliação de experiências e sensações. Com este cenário em vigência, o presente estudo tem como objetivo compreender as escolhas de representação estética no metaverso inspiradas pela temática fantasia, uma vez que a customização de avatares impacta diretamente na forma como o indivíduo socializa no ambiente virtual. Para apresentar um panorama inicial, optou-se por um procedimento metodológico de natureza aplicada, com objetivos descritivos e procedimentos técnicos que envolvem a pesquisa bibliográfica e a observação não-participante, utilizando uma abordagem qualitativa. A observação foi realizada através da plataforma Decentraland e ancorada nos medidores de pensamento divergente desenvolvidos por Torrance (1995). Como resultado, o panorama analítico demonstra que é possível compreender as escolhas de representação estética de um indivíduo por meio dos medidores desenvolvidos e que cada pessoa manifesta níveis distintos em cada um deles, mesmo colocados sob a mesma situação.

Biografia do Autor

Paula Winter Lisot, Universidade Feevale

Mestranda em Indústria Criativa pela Universidade Feevale (representante discente), possui graduação em Moda pela mesma instituição (2016). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda. Trabalha como Analista no Centro de Design da Universidade Feevale e participa do Núcleo de Estudos Interdisciplinar de Gênero e Diversidade da Universidade Feevale.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: maxrs@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2038-8191 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886286484926003

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Possui graduação em Administração de Empresas Habilitação em Comércio Exterior pela UNISNOS (1989), Especialização em Administração Financeira pela UNISINOS (1995) e Consultoria Empresarial pela USP (1996), Mestrado em Administração pela UNISINOS (2006) e Doutorado em Administração pela UFRGS (2009). Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade Feevale, das Faculdades EST e da Faculdade Novo Hamburgo. Coordenou o Mestrado Profissional em Indústria Criativa, da Universidade FEEVALE, no período de 2013 a 2018, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Operações e Administração da Produção, Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Administração Financeira e Gestão de Custos, Empreendedorismo, Gestão da Inovação e da Ecoinovação, Estratégia Organizacional, Teorias Organizacionais e Gestão de Pessoas. É parecerista da periódicos científicos nacionais e internacionais, de alto fator de impacto e estratos Qualis, além de eventos científicos de destaque em gestão, como todos da ANPAD, SEMEAD e ENGEMA/USP, ENEGEP, SINGEP, Congresso Brasileiro de Custos, entre outros. Membro titular do Comitê de Assessoramento da FAPERGS no período de 2019 a 2022 e titular e vice-coordenador no período de 2022 a 2024. Pesquisador com projetos aprovados junto a CNPQ e FAPERGS. Bolsista Produtividade CNPQ Nível 2, no período de 2018 a 2021.

Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS), especialista em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (PUCRS). Atua como professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Indústria Criativa e nos cursos de graduação em Jornalismo e Produção Audiovisual da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), onde também atua como editora do periódico Brazilian Creative Industries Journal. É vice-líder do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informacão da UFRGS e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Consumo e Cultura Digital (C3Dig) da Universidade Feevale. Atualmente pesquisa nas áreas relacionadas ao consumo digital, conteúdos criativos, streaming, indústrias criativas, plataformização da produção cultural e audiência.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

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Publicado

2023-08-22