O processo criativo da representação estética no metaverso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e90998Palavras-chave:
Criatividade, Representação Estética, Processo Criativo, MetaversoResumo
A criatividade é considerada um importante pilar para a sociedade, uma vez que influencia a forma como as pessoas interagem com o mundo e, também, impulsiona evoluções por meio de inovações, novas descobertas e experimentações. Nesse sentido, a globalização e o advento de novas tecnologias como a realidade virtual (VR) possibilitaram o desenvolvimento de ambientes digitais que podem estimular a criatividade dos indivíduos através da ampliação de experiências e sensações. Com este cenário em vigência, o presente estudo tem como objetivo compreender as escolhas de representação estética no metaverso inspiradas pela temática fantasia, uma vez que a customização de avatares impacta diretamente na forma como o indivíduo socializa no ambiente virtual. Para apresentar um panorama inicial, optou-se por um procedimento metodológico de natureza aplicada, com objetivos descritivos e procedimentos técnicos que envolvem a pesquisa bibliográfica e a observação não-participante, utilizando uma abordagem qualitativa. A observação foi realizada através da plataforma Decentraland e ancorada nos medidores de pensamento divergente desenvolvidos por Torrance (1995). Como resultado, o panorama analítico demonstra que é possível compreender as escolhas de representação estética de um indivíduo por meio dos medidores desenvolvidos e que cada pessoa manifesta níveis distintos em cada um deles, mesmo colocados sob a mesma situação.
Referências
BALL, Matthew. Framework of the Metaverse. MATTHEWBALL.VC, 2021. Disponível em: https://www.matthewball.vc/all/forwardtothemetaverseprimer. Acesso em: 16 jul. 2022.
BÖFFEL, C. et al. Character Customization With Cosmetic Microtransactions in Games: Subjective Experience and Objective Performance. Frontiers in psychology, v. 12, 2021.
CHAPMAN, J. R.; WANG, J. C.; WIECHERT, K. Into the Spine Metaverse: Reflections on a future Metaspine (Uni-) verse. Global Spine Journal, v. 12, n. 4, p. 545-547, 2022.
DE SOUZA MINAYO, M.; DESLANDES, S.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
DEMO, P. Avaliação qualitativa: Polêmicas do nosso tempo. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
GADILLE, M. et al. Interdependent creativity for Learning in a Virtual World. Information and Learning sciences, v. 122, n. 9-10, 2021.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GLAVEANU, V. et al. Advancing creativity theory and research: a socio‐cultural manifesto. The Journal of Creative Behavior, v. 54, n. 3, p. 741-745, 2020.
GUILFORD, J. Creativity. American psychologist, v. 5, n. 9, p. 444, 1950.
GUILFORD, J. The nature of human intelligence. New York: McGraw-Hill, 1967.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HENNESSEY, B. A.; AMABILE, T. M. Creativity. 2009.
LUBART, T. I. Models of the creative process: Past, present and future. Creativity research journal, v. 13, n. 3-4, p. 295-308, 2001.
MAKRYNIOTIS, T. Fashion and costume design in electronic entertainment- bridging the gap between character and fashion design. Fashion Practice, v. 10, n. 1, p. 99-118, 2018.
MEIRA, S. Definindo “o” Metaverso. SILVIO MEIRA, 2022. Disponível em: https://silvio.meira.com/silvio/definindo-o-metaverso/. Acesso em: 16 jul. 2022.
MYSTAKIDIS, S. Metaverse. Encyclopedia, v. 2, n. 1, p. 486-497, 2022.
NEWZOO. Intro to the metaverse: Newzoo trend report 2021. Amsterdam, 2021. Disponível em: https://newzoo.com/insights/trend-reports/newzoo-intro-to-the-metaverse-report-2021-free-version. Acesso em: 01 jul. 2022.
PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
RUNCO, M. A.; JAEGER, G. J. The standard definition of creativity. Creativity Research Journal, v. 24, n. 1, p. 92-96, 2012.
RUNCO, M. A. Divergent thinking, creativity, and ideation. 2010.
SCHLAGOWSKI, R. et al. Flow with the Beat! Human-Centered Design of Virtual Environments for Musical Creativity Support in VR. Creativity and Cognition, 2022. p. 428-442.
SEIGNEUR, J.; CHOUKOU, M. How should metaverse augment humans with disabilities? In: 13th Augmented Human International Conference Proceedings. ACM, 2022.
STERNBERG, R. J. Creativity from start to finish: A “Straight‐A” model of creative process and its relation to intelligence. The Journal of Creative Behavior, v. 54, n. 2, p. 229-241, 2020.
TAKANO, M.; TAKA, F. Fancy avatar identification and behaviors in the virtual world: Preceding avatar customization and succeeding communication. Computers in Human Behavior Reports, v. 6, 2022.
WARD, T. B.; KOLOMYTS, Y. Cognition and creativity. The Cambridge handbook of creativity, p. 93-112, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Me. Paula Winter Lisot, Dr. Cristiano Max Pereira Pinheiro, Dr. Dusan Schreiber, Dra. Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Dr. Mauricio Barth
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.