O resgate e a ressignificação da obra através da tela em “Flores Incultas” de Luiza Amélia de Queiroz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e93831

Palavras-chave:

Tecnologia, Podcast, Resgate, Ressignificação, Estratégia de Leitura

Resumo

Revisitar uma obra literária dá sempre a possibilidade de ressignificar o texto por meio de uma nova visão lançada sob essa obra. Nesta perspectiva, o objetivo desta investigação é realizar um levantamento da obra Flores Incultas (2015) da autora piauiense Luiza Amélia de Queiroz, ressignificando esse texto literário poético, por meio das tecnologias digitais ao propor a divulgação dos poemas através de um Podcast com a recitação, disponibilizada em plataformas de streaming como o Spotify e o Deezer. Ademais, essa pesquisa é atravessada por um percurso metodológico, contando com uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para embasamento teórico nos respaldamos nas concepções de Jenkins (2009); Hayles (2009);  Cupani (2016); Crestani et al (2019), entre outros. Para tanto, realizou-se o recorte do objeto ao selecionar oito poemas como os primeiros a serem transformados em episódios e divulgados nas plataformas digitais supracitadas, tais poemas seguem linhas temáticas, a saber, os sentimentos telúricos da terra natal, a infância, a família, a luta e reflexão da condição da mulher escritora no século XIX. Diante disso, serão aplicadas, estratégias de leitura literária no médio digital, partindo da reflexão de que é possível relacionar à instrumentalidade das tecnologias digitais mediante o acesso às informações literárias e históricas, ora perdidas, ora esquecidas no espaço-tempo, por isso, propõe-se levar o texto escrito no século XIX pela poetisa oitocentista a uma gama de leitores cada vez mais diversificados do século XXI, por meio do podcast

Biografia do Autor

Sr. Josenildo Brussio , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado I do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Emanuel , Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui graduação em LETRAS PORTUGUÊS/ INGLÊS pelo CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS CESC/UEMA (2008). Mestre em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglês, Teoria Literária e Literatura em Meio Digital. Atualmente, interessa-se pelo estudo de narrativas digitais, literatura brasileira contemporânea, ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem de literatura e Teoria Literária.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal.Trad. Maria Ermantina e Galvão G. Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins fontes, 1997.

BARTHES, Roland. A morte do autor. O rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BRINA, Juliana. Podcast Clássicxs sem Classe. Belo Horizonte: Spotify, 2022. Disponível em > https://open.spotify.com/show/5QPuFuVSPdhnPzvudNVWlQ Acesso em 12 Abril 2023.

BOLTER, Jay David. Writting Space. The Computer, Hypertext, and the History of Writting. Hillsdate, N.J., Lawrence Erlbaum Associates. 1991.

BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escolar da língua portuguesa. 11° ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

CRESTANI, Keila Cristina; LAY, Mikaele Christine; BOLFE, Juliana Simões. O uso de podcast como ferramenta de ensino/aprendizagem no aluno de licenciatura. Caderno PAIC, v. 20, n. 1, p. 499-514, 2019.

CIARLINI, Daniel Castelo Branco. Uma leitura em prelúdio das flores de Amélia. In: QUEIROZ, Luiza Amélia de. Flores Incultas. Teresina: Academia Piauiense de Letras; EDUFPI, 2015. p. 261-271 (Coleção centenário).

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora UFSC, 2011.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 391 – 411, set./dez. 2015.

GENETTE, Gérard. Palimpsesto: A literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.

HAYLES, N. Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global, 2009.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Suzana Alexandria.2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LUBRANO, Isabella. Podcast ler antes de morrer. Spotify. 2023. Disponível em> https://open.spotify.com/show/6vyMX7cs1qDmq0ZNovA2A2> Acesso em 12 Abril 2023.

MELO, Seane; ROSA, Estela; el al. Podcast Mulheres que escrevem. Spotify. 2023. Disponível em> https://open.spotify.com/show/4OuDUFi718AIknjXnDNmoF> Acesso em 12 Abril 2023.

QUEIROZ, Luiza Amélia. Flores Incultas. Teresina Queiroz (Org). Academia Piauiense de Letras: ADUFPI, 2015 (Coleção centenário).

RODRIGUES, Tadeu; FERREIRA, Lua. Podcast rabiscos. São Paulo: Spotify. 2023. Disponível em> https://open.spotify.com/show/2kGw280Oq6kM8fDnNLgpDF > Acesso em 12 de Abril 2023.

SANTOS, Alckmar Luiz dos. Leituras de nós: Ciberespaço e literatura. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos