Alfabetização em videogames: os jogos digitais como conteúdo dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e95725

Palavras-chave:

Jogos digitais, Educação, Ensino-aprendizagem, Game design, Multiletramentos

Resumo

Este trabalho discute os limites e as possibilidades da alfabetização em jogos digitais na perspectiva dos multiletramentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como contexto de investigação uma disciplina acadêmica voltada às dimensões educacionais dos videogames e oferecida para os cursos de licenciatura de uma universidade pública. Os resultados foram produzidos mediante dados obtidos de duas fontes distintas: 1) as tarefas e demais produtos gerados pelos participantes da disciplina; e 2) um questionário com perguntas voltadas a diferentes aspectos desse processo formativo. Por fim, aponta desafios ligados às relações dos estudantes com os jogos e sobre a transposição dos conhecimentos da disciplina para o mundo real.

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). É membro do comitê científico do grupo de trabalho temático "Comunicação e Mídia" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Formação Docente e Currículo, e Tecnologias Educacionais.Também atua com as seguintes temáticas: Formação profissional; Identidades e subjetividades docentes; Práticas de ensino; Interfaces entre Cultura Lúdica e Cultura Digital; Mídia-Educação (Física); Culturas Juvenis; Tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos formais e não-formais. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) com estágio de Doutoramento realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal. Atualmente, é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA, integrante do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMIDIA/UFSC), do grupo de pesquisa EDUMIDIA/UFSC, além de líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação (LINCCE/ICED/UFOPA)

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos