Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual

Autores

  • Juliana Sales Jacques Universidade Federal de Santa Maria
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Departamento de Administração Escolar. Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n2p53

Resumo

O recurso didático digital, no âmbito do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, constitui-se como mediador não humano que estabelece a relação entre o professor, o estudante e o saber a ser ensinado. A complexidade da performance docente no processo de transposição didática é elemento catalisador da complexidade da produção (hiper)textual mediada por tecnologias em rede. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, argumentamos sobre a produção de recurso didático digital à luz da concepção interacionista da linguagem. Nesse viés, dado que a linguagem é dotada de intencionalidade, o propósito de um recurso didático digital é, como ação inerente ao processo ensino-aprendizagem, transformar através da palavra escrita (linguagem verbal) atrelada a todas as formas (sonora, visual, audiovisual, etc.) que perpassam o universo da linguagem. Inferimos, como considerações finais, que a transformação pressupõe, na produção do texto digital (recurso didático), inovação no design pedagógico. E, diante disso, defendemos como inovação, além da integração hipermidiática, a produção aberta em rede através da autoria e coautoria. Tudo isso para que, dentro de uma vertente linguística interacionista, as diferentes formas de leitura potencializem além da produção, a negociação de sentidos do (hiper)texto como recurso didático digital.

 

Biografia do Autor

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras. Mestrado em Educação. Doutorado em andamento em Educação.

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Departamento de Administração Escolar. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Aberta de Portugal.

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Publicado

2015-12-08

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Artigos