Gamification and literary art: playing with reading

Authors

  • Miguel Rettenmaier Universidade de Passo Fundo
  • Joseane Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p162

Abstract

This paper aims to deal with the encouragement of literary reading associated to the concept of gamification. Observing in games a kind of pleasant and spontaneous learning, related to the reading experience (LARROSA, 2012) we intend to discuss the concept of gamification (WERBACH; HUNTER, 2012; DETERDING, 2012), as an application of game techniques and digital game design outside the context of games. This notion involves aspects such as motivation, challenge, feedback, rewards, as well as determined rules and objectives, which may represent a relevant proposal to stimulate learning and the development of reading as enjoyment and as experience. The recognition of a new subjectivity in ubiquitous computing era will also be at stake: a new type of reader (SANTAELLA, 2013) connected to mobiles and other digital media.

Author Biographies

Miguel Rettenmaier, Universidade de Passo Fundo

Possui Mestrado em Teoria da Literatura (1998), Doutorado também em Teoria da Literatura (2002), ambos pela PUCRS e Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2014) É professor (Titular III) na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Letras da Universidade de Passo Fundo. Na área de Estudos Literários, é pesquisador da obra de Josué Guimarães, coordenando o Acervo Literário do Autor (ALJOG/UPF), além de desenvolver projetos na linha de pesquisa de ?Leitura e Formação de Leitor?, focalizando seus trabalhos na questão da leitura relacionada às linguagens digitais. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Leitura e acervo literário e integra a coordenação das Jornadas Literárias de Passo Fundo. É pesquisador CNPq (bolsista PQ-2). (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4531055501235577)

Joseane Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Passo Fundo

Professora em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo, atuando no ensino de Língua Inglesa. É integrante do Núcleo de Cultura da instituição, em processo de implantação no campus. Atuou no NEABI e em vários projetos, como a Comissão de divulgação e a Comissão de Implantação do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Participou da coordenação do I CriArt e esteve à frente do projeto Música e cidadania entre 2016 e 2018. Graduada em Letras - Português/Inglês; Especialista em Linguística, Ensino de Línguas e da Literatura; Mestre em Letras - Estudos Linguísticos. Atualmente cursa Doutorado em Letras (PPGL/UPF), sob orientação do professor Dr. Miguel Rettenmaier.

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Published

2019-12-30

Issue

Section

Articles