Gamificação e arte literária: jogando com a leitura

Autores

  • Miguel Rettenmaier Universidade de Passo Fundo
  • Joseane Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p162

Resumo

Este trabalho tem por finalidade discutir o estímulo à leitura literária em associação ao conceito de gamificação. Observando nos jogos um tipo de aprendizado, agradável e espontâneo, associado à experiência de leitura (LARROSA, 2012), pretende-se discutir o conceito de gamificação (WERBACH & HUNTER, 2012; DETERDING, 2012) como aplicação de técnicas de jogos e design de jogos digitais fora do contexto dos games. Essa noção envolve aspectos tais como motivação, desafio, feedback, recompensas, além de regras e objetivos bem definidos, o que pode representar uma relevante proposta para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura como fruição e como experiência. Em jogo também estará o reconhecimento de uma nova subjetividade na era da computação ubíqua, um novo tipo de leitor (SANTAELLA, 2013), articulado aos móbiles e às demais mídias digitais.

 

Biografia do Autor

Miguel Rettenmaier, Universidade de Passo Fundo

Possui Mestrado em Teoria da Literatura (1998), Doutorado também em Teoria da Literatura (2002), ambos pela PUCRS e Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2014) É professor (Titular III) na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Letras da Universidade de Passo Fundo. Na área de Estudos Literários, é pesquisador da obra de Josué Guimarães, coordenando o Acervo Literário do Autor (ALJOG/UPF), além de desenvolver projetos na linha de pesquisa de ?Leitura e Formação de Leitor?, focalizando seus trabalhos na questão da leitura relacionada às linguagens digitais. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Leitura e acervo literário e integra a coordenação das Jornadas Literárias de Passo Fundo. É pesquisador CNPq (bolsista PQ-2). (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4531055501235577)

Joseane Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Passo Fundo

Professora em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo, atuando no ensino de Língua Inglesa. É integrante do Núcleo de Cultura da instituição, em processo de implantação no campus. Atuou no NEABI e em vários projetos, como a Comissão de divulgação e a Comissão de Implantação do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Participou da coordenação do I CriArt e esteve à frente do projeto Música e cidadania entre 2016 e 2018. Graduada em Letras - Português/Inglês; Especialista em Linguística, Ensino de Línguas e da Literatura; Mestre em Letras - Estudos Linguísticos. Atualmente cursa Doutorado em Letras (PPGL/UPF), sob orientação do professor Dr. Miguel Rettenmaier.

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos