Multimodalidade e Letramento Digital: uma entrevista com Ana Elisa Ribeiro
Abstract
A linguagem, graças ao computador, com os softwares de edição de textos e imagens, e em especial, a partir da web2.0, assumiu novos designs numa inter-relação texto verbal (escrito e sonoro) e não-verbal (imagem estática e em movimento), que redimensionaram as concepções de leitura e comunicação. Cores, efeitos de animação, designs de tipografias, hiperlinks, entre outros, formam as páginas multimodais da internet. Por isso, nas últimas décadas, o leiaute e a relação texto-imagem, por exemplo, têm sido explorados no campo da produção textual (literária, artística, jornalística, publicitária etc.), o que contribuiu para inserir muitas habilidades impostas pelo universo digital. Nesta entrevista, Ana Elisa Ribeiro aborda conceitos e discute questões como: a multimodalidade e sua relação com a escola, a emergência dos novos gêneros textuais e a produção de textos multimodais, o letramento digital e cultura do impresso, a leitura em tela, a cibercultura, entre outros aspectos tão caros à crítica e à teoria das textualidades digitais.
References
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routlege: London, 2000.
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.
RIBEIRO, A. E. Do fosso às pontes: um ensaio sobre natividade digital, nativos Jr. e descoleções. Revista da ABRALIN, v.18, n. 1, p.1-24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1.1330. Acesso em: 15 jun. 2020.
RIBEIRO, A. E.; NOVAIS, A. E. (Orgs.) Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2014.
RIBEIRO, A. E. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Revista Linguagem & Ensino, v. 19, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15260. Acesso em: 26 jun. 2020.
RIBEIRO, A. E. Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
RIBEIRO, A. E. Do livro e suas tecnologias, seja lá o que ele for. In: BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. (Org.). Desafios: editoração em tempos de convergência. Santa Maria, RS: pE.com Editora experimental, 2018.
RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje. Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
RIBEIRO, A. E. Hipertexto e Vannevar Bush: um exame de paternidade. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 3, p. 45-58, set./dez.,2008. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/10/pdf_8ae0ca8efb_0012328.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.
RIBEIRO, A. E. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, A. E. Livro: edição e tecnologias no século XXI. Belo Horizonte: Moinhos & Contafios, 2018.
RIBEIRO, A. E. Navegar lendo, ler navegando: notas sobre a leitura de jornais impressos e digitais. Belo Horizonte: InterDitado, 2009.
RIBEIRO, A. E. Produção de textos, multimodalidade e novas tecnologias na escola. In: PINHEIRO-MARIZ, Josilene; BRANCO, Sinara Oliveira. (Org.). Estudos em Linguagens, Discurso e Tradução. Campina Grande: EDUFCG, 2016.
RIBEIRO, A. E. Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 112-123, jul. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8681. Acesso em: 28 jun. 2020.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who have their works published in Texto Digital agree that:
Copyrights remain with the authors, who grant the journal the right of first publishing their submitted manuscripts. All materials published by the journalare under an Attribution 4.0 International - Creative Commons License, which allows them to be shared since authorship and first publication credits are mentioned.
The Attribution 4.0 International - Creative Commons allows the copy and redistribution of the material in any medium or format, as well as its adaptation for any purpose, even commercially.
Authors can take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of their works published by our journal separately (e.g. to publish it in an institutional repository or as a book chapter) with both expressed authorship acknowledgment and Texto Digital’s first publication credit.