Multimodalidade e Letramento Digital: uma entrevista com Ana Elisa Ribeiro

Autores/as

Resumen

A linguagem, graças ao computador, com os softwares de edição de textos e imagens, e em especial, a partir da web2.0, assumiu novos designs numa inter-relação texto verbal (escrito e sonoro) e não-verbal (imagem estática e em movimento), que redimensionaram as concepções de leitura e comunicação. Cores, efeitos de animação, designs de tipografias, hiperlinks, entre outros, formam as páginas multimodais da internet. Por isso, nas últimas décadas, o leiaute e a relação texto-imagem, por exemplo, têm sido explorados no campo da produção textual (literária, artística, jornalística, publicitária etc.), o que contribuiu para inserir muitas habilidades impostas pelo universo digital. Nesta entrevista, Ana Elisa Ribeiro aborda conceitos e discute questões como: a multimodalidade e sua relação com a escola, a emergência dos novos gêneros textuais e a produção de textos multimodais, o letramento digital e cultura do impresso, a leitura em tela, a cibercultura, entre outros aspectos tão caros à crítica e à teoria das textualidades digitais.  

Biografía del autor/a

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB), com concentração de estudo na linha de pesquisa Literatura e Hermenêutica. É líder do ITESI-UPE-CNPq. Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco. Orienta dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino, Universidade de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI, da Universidade de Pernambuco - UPE Petrolina. Atua na formação de professores de Língua Portuguesa na Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco - GRE Petrolina.

Citas

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routlege: London, 2000.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.

RIBEIRO, A. E. Do fosso às pontes: um ensaio sobre natividade digital, nativos Jr. e descoleções. Revista da ABRALIN, v.18, n. 1, p.1-24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1.1330. Acesso em: 15 jun. 2020.

RIBEIRO, A. E.; NOVAIS, A. E. (Orgs.) Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2014.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Revista Linguagem & Ensino, v. 19, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15260. Acesso em: 26 jun. 2020.

RIBEIRO, A. E. Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

RIBEIRO, A. E. Do livro e suas tecnologias, seja lá o que ele for. In: BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. (Org.). Desafios: editoração em tempos de convergência. Santa Maria, RS: pE.com Editora experimental, 2018.

RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje. Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

RIBEIRO, A. E. Hipertexto e Vannevar Bush: um exame de paternidade. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 3, p. 45-58, set./dez.,2008. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/10/pdf_8ae0ca8efb_0012328.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

RIBEIRO, A. E. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, A. E. Livro: edição e tecnologias no século XXI. Belo Horizonte: Moinhos & Contafios, 2018.

RIBEIRO, A. E. Navegar lendo, ler navegando: notas sobre a leitura de jornais impressos e digitais. Belo Horizonte: InterDitado, 2009.

RIBEIRO, A. E. Produção de textos, multimodalidade e novas tecnologias na escola. In: PINHEIRO-MARIZ, Josilene; BRANCO, Sinara Oliveira. (Org.). Estudos em Linguagens, Discurso e Tradução. Campina Grande: EDUFCG, 2016.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 112-123, jul. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8681. Acesso em: 28 jun. 2020.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Publicado

2020-07-31

Número

Sección

Entrevistas