Poéticas na arte, no design na antropologia: uma análise de dois projetos artístico-fotográficos

Autores

  • Clarissa Martins Alves Universidade Anhembi-Morumbi (UAM)
  • Gilbertto Prado Universidade de São Paulo, São Paulo
  • Priscilla Gonçalves Lopes Sem afiliação.
  • Luiz Salomão Robas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v13n1p180

Resumo

Este ensaio teórico discute abordagens híbridas e articulações entre arte, design e antropologia sob o ponto de vista do campo emergente intitulado design anthropology. Por meio da análise de dois trabalhos artístico-fotográficos, apresentam-se alguns modos de proceder – analíticos e generativos – que aproximam estes campos e ampliam suas possibilidades e suas fronteiras de atuação. Por fim, apresentam-se alguns delineamentos e contribuições para a pesquisa em design na intersecção entre estas áreas que tangenciam as relações entre novas tecnologias, a polissemia da imagem e a emergência de novas linguagens, que podem enriquecer a construção de associações e a produção de sentidos no contexto de projeto.



Biografia do Autor

Clarissa Martins Alves, Universidade Anhembi-Morumbi (UAM)

Doutoranda em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi (UAM), Mestra em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Desenvolve pesquisas nas áreas de estudos de tendências, design e antropologia e poéticas da arte e do design.

Gilbertto Prado, Universidade de São Paulo, São Paulo

Artista e professor, estudou Engenharia e Artes Plásticas na Unicamp e em 1994 obteve seu doutorado em Artes na Universidade de Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior como XVI Bienal de São Paulo, (setor: Mail Art, 1981); Welcomet Mr. Halley , Paço das Artes (1985); City Portraits/Art-réseaux, Galerie Donguy (1990); Mutations de l'image, Vidéothèque de Paris (1994); Arte e Tecnologia no MAC-USP (1995), Mediações no Itaú Cultural (1997), City Canibal, no Paço das Artes SP (1998), II Bienal do Mercosul (1999), Link_Age / MECAD, Barcelona; XXV Bienal de São Paulo (Net Arte, 2002); >=4D , CCBB - Brasília (2004); Corpos Virtuais no Espaço Telemar, RJ; Cinético Digital no Itaú Cultural (2005); com o Grupo Poéticas Digitais na mostra Interconnect@ between attention and immersion, ZKM, Karlsruhe - Alemanha (2006); Memória do Futuro, Itaú Cultural (2007); Chain Reaction, Museum of the City of Skopje, Macedonia (2008); Bienal: Arte Nuevo InteractivA '09, Museo de la Ciudad, Mérida, Yucatan, México (2009); Galeria Expandida, Luciana Brito, São Paulo; Emoçao Art.ficial 5.0, Itaú Cultural (2010); EmMeios#3, Museu Nacional da República, Brasília (2011); III Mostra 3M de Arte Digital: Tecnofagias, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2012); 
IV Festival de Arte e Tecnologia do Recife ? Centro Cultural Correios (2013); Singularidades/ Anotações: Rumos Artes Visuais 1998-2013, Itaú Cultural, (2014); Caixa dos Horizontes Possíveis, Paço das Artes (2014); Singularidades/ Anotações, Paço Imperial Rio de Janeiro (2015); 6th Media Art Biennale WRO 2015, Wroclaw, Polônia (2015); Cibergeografías, Centro Cultural de España de Montevideo (2016); ISEA 2017/16Th Image Festival, Manizales, Colombia (2017). Recebeu o 9º Prix Möbius International des Multimédias, Beijin, China, 2001 (Menção Especial), Prêmio Transmídia Itaú Cultural (2002) e o 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, (Grupo Poéticas Digitais), 2006, entre outros. Publicou em 2003 o livro, Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário, pelo Itaú Cultural. Foi Professor do Instituto de Artes da Unicamp, Professor Convidado da Universidade de Paris 8 e realizou pós-doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valencia. Atualmente é Professor Senior da Universidade de São Paulo e Professor da Universidade Anhembi Morumbi. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Artes visuais da ECA-USP e no PPG Design da UAM. É coordenador do Grupo Poéticas Digitais, trabalha com Arte em Rede e instalações interativas. ***** www.gilberttoprado.net ***** www.poeticasdigitais.net

Priscilla Gonçalves Lopes, Sem afiliação.

Graduada em Design Gráfico pela UFSC e pós-graduada em Artes Visuais pelo SENAC.

Luiz Salomão Robas Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade da Beira Interior - Portugal (2012). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina onde coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos