Considerações a respeito do livro digital interativo para crianças no contexto da cibercultura

Autores

  • Jaqueline Conte Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba (UTFPR-Curitiba)
  • Alice Atsuko Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba (UTFPR-Curitiba/ PPDE-CAPES – Universidade de Coimbra-Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2017v13n2p29

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer considerações a respeito do livro digital interativo destinado ao público infantil, a partir de noções e reflexões trazidas por alguns teóricos que estudam linguagem e tecnologia e a cibercultura, como Pierre Lévy (1993), George Steiner (1988) e Henry Jenkins (2009). Aborda-se a relevância desse fenômeno contemporâneo – a literatura digital interativa – como tema para a crítica atual; alguns dados de mercado; a diferente materialidade dessas produções, seu caráter individualizante e sua relação peculiar com o tempo; bem como a necessidade de reflexão sobre o que vem sendo produzido nesse campo.

Biografia do Autor

Jaqueline Conte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba (UTFPR-Curitiba)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), área de concentração “Linguagem e Tecnologia”, na linha de pesquisa “Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia”.

Alice Atsuko Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba (UTFPR-Curitiba/ PPDE-CAPES – Universidade de Coimbra-Portugal)

Doutorado em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no ano de 2009. Atualmente, desenvolve Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, integrando o Grupo de Investigação em Materialidades da Literatura, com apoio da Capes. É professor titular – Adjunto 4 – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder  do Grupo de Pesquisa Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor. Participa também como membro do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos