Constituição da Tecnoarte: a emergência dos meios digitais e o diálogo com a produção do texto nos meios analógicos

Autores/as

  • Rogério Barbosa da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2017v13n2p72

Resumen

O presente texto discute questões acerca da videopoesia, da poesia digital, da poesia sonora, da poesia intermedia, da land-art, da Sky-art, da holopoesia, entre outras, tendo em mente os desafios da escrita inseridos em um mundo virtual onde os próprios conceitos de poesia  e de escrita são expandidos. Para isso, pensou-se aqui numa redefinição do que é o literário quando se está no ambiente digital. Como objeto, foram escolhidas produções de Álvaro Andrade Garcia e de Wilton Azevedo.

Biografía del autor/a

Rogério Barbosa da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Estudos Literários - Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Estudos Literários - Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Departamento de Linguagem e Tecnologia, e atua no Mestrado em Estudos de Linguagens e no Curso de Letras. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: TECNOPOÉTICAS: Grupo de Pesquisa em Poéticas Telemáticas, Cibernéticas e Impressas, Discurso, Cultura e Poesia e no grupo de estudos sobre literatura portuguesa contemporânea na UFMG. Interesse em pesquisas sobre interfaces entre literatura, tecnologia e hipermídia, poesia brasileira e portuguesas contemporâneas, visualidade e experimentalismos poéticos. Co-editou a revista ATO (de Belo Horizonte) e o Jornal Literário DEZFACES.

Publicado

2017-12-21

Número

Sección

Artigos