Uso de elementos verbo-visuais analógicos na criação de poemas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n2p134

Resumo

O presente artigo propõe a investigação de características formais de textualidades verbo-visuais, mais especificamente a história em quadrinhos e a poesia visual moderna, como ponto de partida possível para a reflexão sobre seu uso na criação de poemas digitais. Nesse sentido, será realizada uma breve análise sobre algumas características basilares da literatura digital como o transbordamento de significantes e significações e a ideia de excesso e excessividade. Em seguida são realizadas breves comparações entre o texto digital e características da poesia visual moderna e da história em quadrinhos como meio de pensar proposições estéticas para poemas digitai que ao mesmo tempo mantenha características da página analógica mas que consiga agregar propostas impossíveis fora do meio digital, para criar obras que se utilizem de uma potencial página infinita.

Biografia do Autor

Rafael Soares Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-doutorando CNPq pela UFSC, Doutor  em Literatura pela UFSC, Mestre em Teoria da Literatura Pela UFSC, Licenciado em Letras Português e Espanhol pela FURG.

Referências

DUARTE, Rafael Soares. Aproximações entre poesia visual e histórias em quadrinhos. 2016. 270 fls. Tese – UFSC. Florianópolis.

McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: MBooks do Brasil, 2005.

SANTOS, Alckmar Luiz dos. Leituras de nós: ciberespaço e literatura. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos