A documentação de atividades de leitura na EAD com o uso da técnica do rastreamento ocular

Autores/as

  • Eduardo Santos Junqueira Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0001-7961-5574
  • Elisangela Nogueira Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Espedito Roza Mesquita Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p57

Resumen

O artigo apresenta os procedimentos e os resultados da utilização da técnica do rastreamento ocular em dois estudos realizados com alunos universitários em laboratório de testes com o objetivo de mapear trajetórias de navegação e práticas de leitura on-line deles, em momentos de estudo. No Estudo 1, a técnica foi utilizada para coletar dados enquanto os alunos realizavam atividades reais, no computador, de disciplinas de um curso de licenciatura em Letras, na modalidade semipresencial. Nesse caso, o mapeamento abrangeu a leitura de textos no ambiente virtual de aprendizagem e da internet. O Estudo 2, de caráter experimental, permitiu documentar os processos de navegação e leitura de 30 estudantes de curso de licenciatura em Letras, quando participavam de fóruns virtuais utilizando três interfaces distintas. A coleta, com o registro de cada movimento ocular do participante na tela do computador em intervalos de 30 milésimos de segundo em média, gerou dados acurados detalhados. Isso permitiu visualizar e descrever os movimentos e tempos de fixação e de saltos dos olhos por meio do uso de softwares específicos de tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os participantes praticaram modos diversos de leitura nos textos e hipertextos, segundo suas necessidades de conhecimento para as atividades realizadas. Além da prática de leitura linear de textos tradicionais, foram documentadas ações de skimming e de scanning nos hipertextos e páginas acessadas, sem o registro de efeitos negativos indesejados para os objetivos almejados pelos participantes, na maior parte das ações.

Biografía del autor/a

Eduardo Santos Junqueira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Michigan State University, Professor Associado do Instituto UFC Virtual e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação Social, com ênfase em cibercultura, educação on-line/EaD, novos letramentos (new literacies, multiliteracies), pesquisa etnográfica. Possui diversas publicações no exterior e no Brasil. É líder do grupo de pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER).

Elisangela Nogueira Teixeira, Universidade Federal do Ceará

É professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Letras (Habilitação em Português e Francês) pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2013). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da linguagem, resolução anafórica, movimentação ocular.

Espedito Roza Mesquita, Universidade Federal do Ceará

Graduando do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Citas

DESTEFANO, D; LEFEVRE, J. Cognitive load in hypertext reading: a review. Computers in Human Behavior, v. 23, p. 1616–1641, 2007.

GOMES, L. F. Hipertextos multimodais. Leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.

HOLMQVIST, K.; NYSTRÖM, M.; ANDERSSON, R.; DEWHURST, R.; JARODZKA, H.; WEIJER, J. Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures. Londres: Oxford University Press, 2011.

JUNQUEIRA, E. Conteúdos hipermodais para fins de aprendizagem: usos em contexto pelos alunos. Educação em Revista, v. 26, p. 371-386, 2010.

JUST, M. A.; CARPENTER, P. A. A theory of reading: From eye fixations to comprehension. Psychological Review, v. 87, n. 4, 1980.

NIELSEN, J.; MOLICH, R. Heuristic evaluation of user interfaces. Proceedings ACM CHI’90 Conference, p. 249-256, 1990.

PADOVANI, S.; MOURA, D. Navegação em hipermídia. Uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

RAYNER, K. Eye movements in reading and information processing: 20 years of research. Psychological Bulletin, v. 124, n. 3, p. 372-422, 1998.

RAYNER, K.; REICHLE, E.; POLLATSEK, A. Eye movement control in reading. An overview and model. In: UNDERWOOD. G. (ed.). Eye guidance in reading and scene perception. Londres: Elsevier, 1998.

RIBEIRO, A. E. Convergências e divergências em navegação e leitura. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Hipertexto na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

TREIMAN, R. Reading. In ARONOFF, M.; REES-MILLER, J. (eds.). Blackwell handbook of linguistics. Oxford, England: Blackwell. 2001.

Publicado

2019-12-30

Número

Sección

Artigos