Sobre têxteis inteligentes e superficialidades interativas na arte contemporânea: questões de intermidialidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83711Palabras clave:
Intermidialidade, Têxteis Eletrônicos, Têxteis Inteligentes, E-Têxtil, HápticoResumen
As artes têxteis no cenário contemporâneo aliaram-se à programação eletrônica, configurando-se como e-textiles ou têxteis inteligentes. As estruturas tramadas se modernizaram com o auxílio da cibernética, em que estímulos sobre a superfície têxtil produzem reações eletronicamente previsíveis. Este trabalho busca tratar de duas instalações artísticas que fazem uso de têxteis inteligentes e são consideradas como intermidiáticas, conforme a categorização de Irina Rajewsky (2012). Esses e-têxteis habitam o limiar das classificações complexas das obras de arte porque dialogam com várias modalidades midiáticas (ELLESTRÖM, 2017), como o sensorial, o material e o semiótico. Sob essa perspectiva, iremos analisar as obras Text in Textiles de Anna Biro e E-static Shadows de Zane Berzina e Jackson Tan, cuja composição mista de dispositivos eletrônicos e tecidos mobiliza a interatividade em seus aspectos háptico e o acústico.
Citas
ALBERS, Anni. On Weaving. London: Studio Vista, 1974.
ANTONIO, Jorge Luiz. Poesia eletrônica: negociações com os processos digitais. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2008
BERZINA, Zane; TAN, Jackson. E-static Shadows. Interactive installation, electronics, and textiles. Dana Centre, Science Museum, London, UK, 2009.
BIRO, Anna. Text in Textiles, Interactive installation. Montréal, Arts Interculturels, 2010.
BIRO, Anna. Disponível em: http://www.annabiro.com/. Acesso em: 31 jan. 2021.
BONGERS, Bert. Physical interfaces in the electronic arts. Trends in gestural control of music, p. 41-70, 2000. Disponível em: https://bertbon.home.xs4all.nl/downloads/IRCAM.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes EBA/UFMG, v. 1, n. 2, p. 8 - 23, 2011.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
ELLESTRÖM, Lars (ed.). As modalidades das mídias: um modelo para a compreensão das relações intermidiáticas. Trad. De Glória Maria Guiné de Melo. In: ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: Ensaios Sobre Comunicação, Semiótica e Intermidialidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. p. 49-100.
E-STATIC SHADOWS PROJECT. Disponível em: http://www.zaneberzina.com/e-staticshadows09/Project.htm. Acesso em: 31 jan. 2021.
FERREIRA, Alexandre J. S.; FERREIRA, Fernando B. N.; OLIVEIRA, Fernando R. Têxteis inteligentes: uma breve revisão da literatura. Redige: Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica, v. 5, n. 1, 2014.
HEINZEL, T. Haptic and Sound Correlations in Textiles. [Conference paper] Ambience 14&10i3m, Tampere, Finland, Sept., 2014.
HISOUR. Disponível em: www.hisour.com/pt. Acesso em: 31 jan. 2021.
HONCHELL, Amy. The Rise of the Haptic: Fiber Art in Chicago. Chicago Artists’s News, v. 35, n. 7, p. 11-13, 2008.
IAZZETTA, Fernando. Revendo o papel do instrumento na música eletroacústica. Anais do II Encontro de Música Eletroacústica. Brasília, 1997. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/papers/eme97.htm. Acesso em: 31 jan. 2021.
LONGHI, Raquel R. Intermedia, ou para entender as poéticas digitais. INTERCOM - CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Anais [...], 25, 2002, Salvador, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2002.
RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana L. de L. Reis. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 15-45.
REICHARDT, Jasia. "Twenty years of symbiosis between art and science". Art and Science, v. 24, n. 1, p. 41–53, 1974.
VIEIRA, Erika V C. Textos e têxteis eletrônicos e interativos: questões de intermidialidade. In: GOBIRA, Pablo (org.). Anais do VI Seminário de Artes Digitais. Anais eletrônicos [...] Belo Horizonte: EDUEMG, 2022. p. 366- 370. Disponível em: https://seminariodeartesdigitais.weebly.com/anais.html. Acesso em: 25 fev. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Erika Viviane Costa Vieira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.