Tecnologia digital e formação do leitor literário

a criação de uma fanfiction por meio do aplicativo Wattpad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99482

Palabras clave:

Formação do leitor literário, Dispositivos Móveis, Leitura e escrita, Aprendizagem

Resumen

Este artigo analisa, qualitativamente, o emprego de um aplicativo de leitura e escrita em dispositivo móvel, especialmente em smartphones, no contexto da sala de aula. Utilizando o aplicativo Wattpad para a elaboração de uma fanfiction baseada na obra As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, nossa análise privilegiou a tecnologia em suas interações pedagógicas, especialmente no que se refere às contribuições para a formação do leitor literário, bem como outros aspectos importantes desse recurso na educação. Notamos que essa estratégia de leitura e escrita criativa oferece alternativas para que os envolvidos ampliem suas capacidades imaginativas, propiciando-lhes maior contato com o universo literário e, mais intensamente, com o mundo da criatividade - a exemplo da própria produção de fanfic -, além de ampliar as chances de formar leitores literários, posto que aproxima os participantes do hábito da leitura e da escrita. Esse debate, portanto, é resultado de diversos fatores e tendências sociais, educacionais e tecnológicas, que vão desde a necessidade do engajamento e da motivação até a aprendizagem, com ênfase para as mudanças de comportamentos em face da necessidade de atuação em um mundo cada vez mais tecnológico e digital. 

Biografía del autor/a

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Focus-FF. Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Centro de Ciências de Balsas-CCBL (MA).

 

Ana Carolina Alves de Lima Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins

 Docente da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO). Doutoranda em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins- UFT. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin-Faceted e Orientação Educacional pela Faculdade Rio Sono. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2006) e Pedagogia pela Faculdade AD1 (2012).

Andrea Martins Lameirão Mateus, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora Adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, pela Universidade de São Paulo - USP.

Citas

AMORA, Antonio Soares. Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Cultrix, 1992.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria da Educação Básica, 2018.

BUZATO, Marcelo El Khouri. O letramento eletrônico e o uso do computador no ensino de Língua Estrangeira: contribuições para a formação de professores. 2001. 189 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270554/1/Buzato_MarceloElKhouri_M.pdf, acesso: 9 jan. 2024.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _______. Vários Escritos. Ouro sobre Azul: Rio de Janeiro, 2011, p. 171-193.

CARVALHO, Gracinda Sousa de. Dissertação de mestrado: Histórias Digitais: Narrativas no século XXI. O Software Movie Maker como Recurso Procedimental para Construção de Narrações. São Paulo, 2008. Biblioteca digital Scribd. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-104511/publico/Gracinda_Souza_de_Carvalho.pdf, acesso em 11 fev. 2024.

CHARTIER, Roger. Os Desafios da Escrita. Tradução de Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

DEMO, Pedro. Prefácio (1). In: LOPES, Cristiano Gomes. Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos de whatsapp como extensão da sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.

D’ONOFRIO, Salvatore. Teoria do Texto 1: Prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1995.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

JAMISON, Anne. FIC: por que a fanfiction está dominando o mundo. Tradução de Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

LOPES, Cristiano Gomes. Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos de whatsapp como extensão da sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.

MAIA, Junot de Oliveira. Novos e híbridos letramentos em contexto de periferia. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MORAIS, Carlos Tadeu Queiroz de; LIMA, José Valdeni de; FRANCO, Sérgio Roberto K. Conceitos sobre Internet e Web. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Orgs.). Escola e Leitura: Velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

RIBEIRO, Ana Elisa. Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

RIBEIRO, Ana Elisa. Anotações sobre literatura em novas mídias móveis. IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 107-114, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/19423, acesso em 2 fev. 2024.

RIBEIRO, Daniel. Wattpad oferece biblioteca e uma das maiores comunidades de leitores. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/wattpad.html, acesso em 26 mai. 2020.

ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

VARGAS, Maria Lúcia Bandeira. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005.

Publicado

2024-09-03