Fernando Pessoa: a vida como fingimento, a palavra como performance
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e102797Mots-clés :
Fernando Pessoa, Performance, Heteronímia, IdentidadeRésumé
Este ensaio tem como premissa, a partir de Maurice Blanchot, a potência da palavra literária não como meio tão somente, mas como uma realidade fundada em si. Nesse sentido, aproximo as noções de heteronímia e performance ao propor uma chave de leitura que interpreta a poética pessoana como percursora de uma prática de performatividade no âmbito da poesia anterior ao seu aparecimento no teatro, que ultrapassa a teatralidade existentes na lírica portuguesa desde o medievo. Na poética de Fernando Pessoa, constata-se uma “fábrica de mitos do escritor”, mitos que estou entendendo aqui como realidades criadas a partir da palavra e da ficção. Para tanto, proponho o diálogo com quatro nomes principais: Paul Zumthor, Josette Féral, Erika Fischer-Lichte e Diana Klinger, autor e autoras que se debruçaram sobre o conceito de performance em linguagens diferentes, mas sempre levando em conta esse outro mundo criado no instante das diferentes ações performartivas.
Références
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
COETZEE, J. M. Elizabeth Costello: oito palestras. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DOUBROVSKY, Serge. “Autobiographie/verité/psychanalyse”. In: Autobiographiques: de Corneille à Sarte. Paris: Puff, 1988.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FICHTER-LICHTE, Erika. Estética do performativo. Trad. Manuela Gomes. Lisboa: Orfeu Negro, 2019.
GIDE, André. Journal. Paris: Gallimard, 1951.
HUBIER, Sébastien. Littératures intimes: Les expressions du moi, de l´autobiographie à l´autofiction. Paris: Armand Colin, 2003.
KLINGER, Diana. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo, n. 12, p. 11-30, 2008. Disponível em: http://www.abralic.org.br/downloads/revistas/1415542249.pdf. Acesso em: mar. 2023.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica: Bernardo Carvalho, Fernando Vallejo, Washington Cucurto, João Gilberto Noll, César Aira, Silviano Santiago. Rio de Janeiro, 7Letras, 2012.
LACAN, Jacques. O Seminário – Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Texto estabelecido por Jacques-Aiain Miller. Trad. M.D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
MCLUHAN, Herbert Marshal. Os meios de comunicação como extensões do homem. Rio de Janeiro: Cultrix, 1964.
PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Trad. Jacó Guinsburg, Marcio Honório de Godoy, Adriano C. A. e Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PAZ, Octavio. A busca do presente e outros ensaios. Org. Trad. Eduardo Jardim. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2017.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Fernando Pessoa, aquém do eu, além do outro. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Lisboa: Ática, 1966.
PESSOA, Fernando. Carta a João Gaspar Simões. 11 dez. 1931. In: Textos de Crítica e de Intervenção. Lisboa: Ática, 1980.
PESSOA, Fernando. Poesias. 15ª ed. Lisboa: Ática, 1995.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Composto por Bernardo Soares. Barueri, SP: Novo Século, 2018a.
PESSOA, Fernando. Ficções do interlúdio. Barueri, SP: Novo Século, 2018b.
PESSOA, Fernando. Mensagem. Barueri, SP: Novo Século, 2018c.
PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens à procura de um autor. Trad. Fernando Correa Fonseca. São Paulo: Nova Cultural, 2003.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ricardo Augusto de Lima 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.
