Memória de trabalho e o efeito da familiaridade com o tópico na compreensão de informações lidas em telas de computadores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e105651Palavras-chave:
Memória de Trabalho, Familiaridade com o tópico, Compreensão de informações lidas em telas de computadorResumo
Diversos estudos investigaram, de forma independente, os efeitos da capacidade de memória de trabalho e do conhecimento prévio (aqui neste estudo explorado na forma de familiaridade com o tópico) na compreensão de textos. No entanto, até o momento, um estudo que aborde de forma simultânea o impacto dos dois construtos, ou seja, sobre como a compreensão de informações lidas em telas de computador, entre leitores com menor e maior capacidade de memória de trabalho, é impactada pela familiaridade com o tópico, é algo ainda escasso e que precisa de mais investigação. Dessa forma, propusemo-nos investigar, em grupos com diferentes níveis de memória de trabalho, como os escores em teste de compreensão, de textos lidos em telas, variam com a presença ou não da familiaridade com o tópico do texto. Os resultados mostram que houve um impacto positivo da familiaridade com o tópico, especialmente, para o grupo de leitores com menores amplitudes de memória de trabalho, o que nos leva a considerar o estudo motivador para a busca de formas de diminuir as demandas na capacidade de memória de trabalho, desse modo proporcionando oportunidades de melhor compreensão textual para indivíduos com desafios cognitivos. Ademais, a leitura em meios digitais tem se tornado parte inevitável da vida contemporânea, por isso a importância em se obter escores de compreensão advindos de leituras feitas em telas de dispositivos eletrônicos.
Referências
ABDELAAL, N. M.; SASE, A. S. Relationship between prior knowledge and reading comprehension. Advances in Language and Literary Studies, v. 5, n.6, p.125-131, 2014.
ALLIENDE, F. G.; CONDEMARÍN, M. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
BADDELEY, A. D. The episodic buffer: a new component of working memory? Trends in cognitive Sciences, p. 417-423, 2000.
BADDELEY, A. D.; HITCH, G. Working memory: In.G. A. BOWE (Ed.), The psychology of learning and motivation (v.8, pp. 47-89). New York: Academic Press, 1974.
BARETTA, L.; GUARÁ-TAVARES, M. G. Question formation and working memory capacity on L2 reading comprehension. Signo. Santa Cruz do Sul, v.43, n. 77, p. 98-114, 2018.
BARRET, T. C. What is reading? Some current conceptions. In: ROBINSON, H. M. (org.). Innovation of the National Society for the Study of Education. Chicago: University of Chicago Press, 1968.
BOHN-GETTLER, C. M.; KENDEOU, P. The interplay of reader goals, working memory and text structure during reading. Contemporary Educational Psychology, v. 39, p. 206-219, 2014.
BORGES, V.M.C.; LEMOS, K.M.F. Retenção das informações em diferentes tipos de textos lidos em diferentes tipos de mídias. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 25, n. especial, p. 80-100, 2022.
BROEK, P.V.D.; JR, R. F. L.; LINDERHOLM, T.; GUSTAFSON, M. The effects of reader’s goals on inference generation and memory for texts. Memory & Cognition, v. 29, n.8, p. 1081-1087, 2001.
FUJII, R. C.; WEISSHEIMER, J. A relação entre memória de trabalho e competência leitora em crianças do 3o ano fundamental. Letrônica, v. 10, p. 610-623, 2017.
GEIGER, J.; MILLIS, K. Assessing the impact of reading goals and text structures on comprehension. Reading Psychology, v.25, p. 93-110, 2004.
HORIBA, Y.; FUKAYA, K.; Reading and learning from L2 text: effects of Reading goal topic familiarity, and language proficiency. Reading in a Foreign Language, v.27, n.1, p.22-46, 2015.
JAEGGI, S.M.; BUSCHKUEHL, M.; PERRIG, W.J.; LOSSLI, S.V. Working memory training improves reading processes in typically developing children. Child Neuropsychology, v. 18, n.1, p.62-78, 2012.
JEONGSOON, J. Exploring working memory capacity as an independent contributor to L2 discourse comprehension: a study of Korean EFL learners. Language Research, v. 51, n.2, p. 443-473, 2015.
JUST, M.; CARPENTER, P. A. Capacity theory of comprehension: individual differences in working memory. Psychological Review, v.99, p.122–149, 1992.
KINTSCH, W.; VAN DIJK, T. A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, v.85, p.363–394, 1978.
LI, Y.; BRANTMEIER, C. The effects of working memory capacity on reading comprehension and strategy use with Chinese EFL university students. An International Online Journal, v.21, p. 1-26, 2021.
LINDERHOLM, T.; BROEK, P. V. D. The effects of Reading purpose and working memory capacity on the processing of expository texts. Journal of Educational Psychology, v. 94, n.4, p. 778-784, 2002.
McNAMARA, D. S., & KINTSCH, W. Learning from texts: Effects of prior knowledge and text coherence. Discourse Processes, v. 22, n.3, p. 247–288, 1996.
MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. UNIMAR – Maringá, v. 17, n.1, p. 85-94, 1995.
OLIVEIRA, D.A.; WOELFER, S.W.; TOMITCH, L.M.B. Construindo um Teste de Capacidade de Leitura Autoaplicável com Apresentação Aleatória de Estímulos. Neuropsicologia Latinoamericana, v.13, n.1, 2021. Recuperado a partir de : https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/560.
OLIVEIRA, N. B. A relação do conhecimento prévio com a compreensão leitora mediante um olhar psicopedagógico. 2015. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em psicopedagogia), Universidade Federal da Paraíba, 2015.
PRAT, C. S.; JUST, M. A. Exploring the neural dynamics underpinning individual differences in sentence comprehension. Cerebral cortex. v. 21, n.8, p. 1747-1760, 2011.
PRIEBE, S. J.; KEENAN, J. M.; MILLER, A. C. How prior knowledge affects word identification and comprehension. Reading and writing, v.25, p. 131–149, 2012.
RUMELHART, D. E. Schemata: The building blocks of cognition. In R. J. Spiro, B. C. Bruce, & W. F. Brewer (Eds.), Theoretical issues in reading comprehension, p .35-58, 1980.
SHIN, J.; DRONJIC, V.; PARK, B. The interplay between working memory and background knowledge in L2 reading comprehension. Tesol Quarterly, v. 53, n.2, p.320-347, 2019.
SMITH. R.; SNOW. P.; SERRY, T.; HAMMOND. L. The Role of Background Knowledge in Reading Comprehension: A Critical Review. Reading Psychology, v. 42, n.3, p. 214-240, 2021.
SIQUEIRA, M.; ZIMMER, M.C. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Rev. De Letras, v. 1, n. 28, p. 33-38, 2006.
TARCHI, C. Fostering Reading Comprehension of expository texts through the activation of readers’ prior knowledge and inference-making skills. International Journal of Educational Research, v.72, p. 80-88, 2015.
TOMITCH, L. A capacidade da memória de trabalho e a ilusão da compreensão em leitura. Fragmentos, n. 24, Florianópolis/ jan – jun, 2003.
VAN DIJK, T. A.; KINTSCH, W. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Socorro Gardenia Carvalho de Paula, Janaina Weissheimer, Vládia Maria Cabral Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
