Memória de trabalho e o efeito da familiaridade com o tópico na compreensão de informações lidas em telas de computadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e105651

Palavras-chave:

Memória de Trabalho, Familiaridade com o tópico, Compreensão de informações lidas em telas de computador

Resumo

Diversos estudos investigaram, de forma independente, os efeitos da capacidade de memória de trabalho e do conhecimento prévio (aqui neste estudo explorado na forma de familiaridade com o tópico) na compreensão de textos. No entanto, até o momento, um estudo que aborde de forma simultânea o impacto dos dois construtos, ou seja, sobre como a compreensão de informações lidas em telas de computador, entre leitores com menor e maior capacidade de memória de trabalho, é impactada pela familiaridade com o tópico, é algo ainda escasso e que precisa de mais investigação. Dessa forma, propusemo-nos investigar, em grupos com diferentes níveis de memória de trabalho, como os escores em teste de compreensão, de textos lidos em telas, variam com a presença ou não da familiaridade com o tópico do texto. Os resultados mostram que houve um impacto positivo da familiaridade com o tópico, especialmente, para o grupo de leitores com menores amplitudes de memória de trabalho, o que nos leva a considerar o estudo motivador para a busca de formas de diminuir as demandas na capacidade de memória de trabalho, desse modo proporcionando oportunidades de melhor compreensão textual para indivíduos com desafios cognitivos. Ademais, a leitura em meios digitais tem se tornado parte inevitável da vida contemporânea, por isso a importância em se obter escores de compreensão advindos de leituras feitas em telas de dispositivos eletrônicos.

Biografia do Autor

Socorro Gardenia Carvalho de Paula, PPGL - UFC ; IFCE

Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará.  Ex-bolsista Fulbright (2013), participando do programa de certificação de Língua Inglesa para professores de Inglês, na Universidade do Texas em Austin. Ex-bolsista Capes (2024), como pesquisadora visitante na Northeastern University em Boston. Atualmente, está cursando doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e atua como professora do Instituto Federal do Ceará - Campus Paracuru. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Cognição, Processamento e Desenvolvimento da Linguagem, atuando principalmente com os seguintes temas: Memória de Trabalho e Desempenho em Tarefas Orais e de Leitura; Memória de Trabalho e Processamento de Leitura; Processamento de Leitura em Meios Digitais; Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa e Estudos da Tradução.

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Janaina Weissheimer é professora associada no departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFRN, membro permanente do programa de pós-Graduação em Estudos da Linguagem e colaboradora do AprendiLab (Laboratório de Aprendizagem e Leitura) do Instituto do Cérebro da UFRN. Possui doutorado em Letras Inglês pela UFSC e realizou estágio pós-doutoral em Neurociências no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego UCSD (2014-2015).

Vládia Maria Cabral Borges , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Ph.D. em Educação pela Universidade de Rhode Island, EUA (2006). Professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará desde 1994, Diretora do Centro de Humanidades da UFC, pelo quadriênio 2015-2019, e coordena o Programa Inglês sem Fronteiras no âmbito da UFC. Pesquisa e orienta pesquisas nas áreas de: processamento textual; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador.

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Publicado

2025-09-03