Leitura de literatura em meio digital: a mediação pelo corpo

Autores

  • Emanoel Pires de Assis Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v13n1p141

Resumo

O artigo trata da possibilidade de se analisar e compreender a leitura de literatura em meio digital a partir de um viés que tem a fenomenologia da leitura literária como base de reflexão. Situando o corpo, nosso veículo de ser e estar no mundo e meio pelo qual realizamos e vivenciamos nossas experiências, como espaço de mediação entre texto e leitor. Para a construção do nosso entendimento de leitura, lançamos mão de postulados teóricos que têm Merleau-Ponty, Roman Ingarden, Wolfgang Iser e Jean-Paul Sartre como linha condutora. Concluímos afirmando que é preciso que a leitura de literatura em meio digital torne-se um hábito para o leitor, no sentido proposto por Merleau-Ponty, ou seja, que é preciso incorporar novas estratégias de leitura que, em alguns casos, são solicitadas pela nova configuração do texto literário.

Biografia do Autor

Emanoel Pires de Assis, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutor em Literatura (UFSC). Professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/Campus Caxias e do Mestrado em Letras da UEMA.

Referências

CABRERA, Daniel H. Lo tecnológico y lo imaginario: las nuevas tecnologías como creencias y esperanzas colectivas. Buenos Aires: Biblos, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

DE JORGE, María Goicoechea; SANZ Amelia. What (cyber)reading for the (cyber)classroom?, Neohelicon, Volume 36, Number 2 / December 2009, Akadémiai Kiadó, Budapest, Hungary, 2009.

HAYLES, N. Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. Trad. Luciana Lhullier e Ricardo Moura Buchweitz. São Paulo: Editora UPF, 2009.

IHDE, Don. Bodies in Technology. Electronic Mediations. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. I. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_______. O olho e o espírito. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

_______. A prosa do mundo. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.

MÜLLER, Marcos José. Merleau-Ponty: acerca da expressão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

SALES, Cristiano de. Uma Poética do uso para o meio digital. 2011. 135f. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Universidade Federal de Santa Catarina- UFPI, Florianópolis, 2011.

SANTOS, Alckmar Luiz dos; PRADO, Gilberto Brado. Processos, objetos e rizomas. Poeticas. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/cap/poeticas/ processos_objetos_rizomas.pdf. Acesso em: março de 2016.

SANTOS, Alckmar Luiz dos. Algumas questões sobre corpo e literatura. In: CECHINEL, André (org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EDUFSC, 2016.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a Literatura? 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos