Para se ler o vazio / para se ler as poéticas digitais e suas artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83944

Palavras-chave:

Poesia Digital, Escrileitura, Álvaro Andrade Garcia, André Vallias

Resumo

O objetivo deste artigo é ler alguns poemas das décadas de 1980 e 1990 dos poetas Álvaro Andrade Garcia e André Vallias. Buscamos, assim, expor as mudanças que a cultura digital impôs aos campos da literatura e das artes em geral. Para isso, buscamos discutir os problemas decorrentes da obsolescência das máquinas e as dificuldades de acesso e leitura dos textos, bem como da necessidade de preservar esses mesmos textos. Em seguida, discutimos aspectos da literariedade dos textos digitais e as possibilidades de leitura desses textos. Trouxemos aspectos ligados à remediação dos textos digitais, de sua memória e das formas de se ler esses textos, considerando o estágio atual das máquinas e das artes dos poetas aqui estudados. Na parte final, demos destaque ao poema hipertextual Aleer, de André Vallias, para mostrar a obra digital é, ao mesmo um tempo, um modo para um sentido aberto e expansivo da leitura e também para construir a biblioteca infinita sonhada por Borges.

Biografia do Autor

Rogério Barbosa da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Estudos Literários - Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Estudos Literários - Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Departamento de Linguagem e Tecnologia, e atua no PPG Sricto Sensu em Estudos de Linguagens e no Curso de Letras [Tecnologias de Edição]. Coordena o grupo TECNOPOÉTICAS: Grupo de Pesquisa em Poéticas Telemáticas, Cibernéticas e Impressas. Integra o comitê editorial da LED - Editora Laboratório do Curso de Letras/CEFET-MG, em que conduz os projetos Revista Editar e Série E-Leituras. Coeditou a revista ATO (de Belo Horizonte) e o Jornal Literário DEZFACES. Coordena o projeto: www.poemaps.org. Interesse em pesquisas sobre interfaces entre literatura, tecnologia e hipermídia, edição de poesia e livros de artista, poesia brasileira e portuguesas contemporâneas, visualidade e experimentalismos poéticos.

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Publicado

2022-11-09