Propósito comunicativo do gênero gameplay
Interações no chat online em evento sobre Blox Fruits
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99680Mots-clés :
Análise de gênero, Ecossistema digital, Gameplay, Propósito comunicativoRésumé
Este escrito tem como objetivo analisar o gênero gameplay, centrando-se no propósito comunicativo, com base nas teorias de Swales (1990), Bhatia (1997) e Bakhtin (1992). Utilizando a ferramentas da etnografia para a pesquisa no ecossistema digital, caracteriza-se como netnográfico o percurso metodológico utilizado. A netnografia, como método, permite uma exploração aprofundada das interações online, enriquecendo a compreensão do gênero gameplay no contexto específico do jogo mencionado. Como corpus de análise, o estudo concentra-se em lives relacionadas ao jogo "Blox Fruits" e suas interações no chat. A pesquisa mostrou que tanto o interlocutor presumido quanto o interlocutor empírico são importantes para a construção e manutenção do gameplay. Acredita-se que este trabalho investigativo possa contribuir para a compreensão do gênero gameplay e com pesquisas cujos objetos de estudo façam parte do ecossistema digital.
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