A poesia digital de Wilton Azevedo: interpoesia - o início da escritura expandida
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n2p65Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a poesia digital desenvolvida pelo Profº. Dr. Wilton Azevedo, no âmbito do Laboratório de Humanidades Digitais -LHUDI- da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o qual encontra a sua relevância na utilização de infraestrutura tecnológica, na capacitação teórica-reflexiva e na produção em equipe dentro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Arte e História da Cultura. A poesia digital estabelece uma nova relação entre os códigos através de registros sonoros, verbais, visuais e performáticos, proporcionando o desdobramento de imagens e palavras não-lineares e interdisciplinares, desmaterializando o fazer poético, que apresenta índices semióticos resultantes da articulação da linguagem em meios de ambiência numa interdependência mútua entre leitor, poeta e poesia. A Interpoesia de Wilton registra uma obra de características poéticas, criada em ambiência digital através do uso de dispositivos tecnológicos que objetiva a ampliação de um código digital como um meio eficaz de produção de conhecimento dentro da proposta de Humanidades Digitais. O trabalho de Wilton propõe um novo olhar sobre a ambiência digital no que tange a sua exploração, enquanto plataforma tecnológica relevante para a criação digital poética, assim como para o registro de acervos históricos e recriação de ambientes humanos presentes e passados, de tal forma que a sua importância reside na compreensão e difusão da ambiência digital.
Referências
AZEVEDO, Wilton. Interpoesia: o início da escritura expandida. 2009. Tese (Pós-Doutorado). Universidade de Paris, Laboratoire de Paragraphe, Paris – França.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CAMARGO, Eduardo. A persona estendida e a internet das coisas. Publicado em: 28 fev. 2015. Disponível em: <https://transobjeto.wordpress.com/2015/02/28/ apersonaestendidaeainternetdascoisas/> Acesso em: 18 abr. 2015.
CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. 10. ed. São Paulo; Ática, 2001.
COSTA, Lígia M. da. A poética de Aristóteles: mímese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 2006.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis-RJ: Vozes, 1993.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: a imagem- movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
HUMANIDADES Digitais. Disponível em: <http://humanidadesdigitais.org> Acesso em: 10 maio 2018.
LE GOLF. Memória e História. São Paulo: Papirus, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
O VÍDEO-performance De Zen Leio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aaXAd0zoodc&feature=share>.
PELAES, Maria Lúcia Wochler; AZEVEDO, Wilton Luiz de. Artigo: A Criação de um vídeo-performance – O DeZenLeio- A Virtude do Passado: uma Produção do Laboratório de Humanidades Digitais do Mackenzie – LHUDI (p. 138). In: RENÓ, Denis Porto et al (Orgs.). Ficção e documentário: memória e transformação social. Rosário- Argentina: UNR Editora. Editorial de La Universidad Nacional de Rosário, 2016 (Livro digital). 694p. Disponível em: < https://drive.google.com/…/0B0p-tvqLOAUdZXlBZjhncnBSSUk/view> ISBN: 978-987-702-195-0
PIERCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.
VIRADA Cultural. Obra De Zen Leio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GlbiJen6tRY&t=93s
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.