Política editorial

Podem ser submetidos para avaliação inicial, manuscritos que não estejam formatados de acordo com as normas da Texto & Contexto. No entanto, a submissão inicial do manuscrito deve seguir o padrão de artigo científico e incluir todos os arquivos de submissão necessários para revisão. Os artigos com indicação de revisão e aceite final deverão ser formatados pelos autores de acordo com os requisitos específicos da Texto & Contexto (padrão das referências, tabelas e figuras etc.).

A Texto & Contexto Enfermagem propicia espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento de questões da prática, do ensino e da pesquisa em saúde e em enfermagem, em níveis nacional e internacional.

A revista é publicada em fluxo contínuo. Aceita a submissão de manuscrito original, reflexão, relato de experiência e/ou de inovação tecnológica, revisão e carta ao editor. As contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original e inédita têm prioridade para publicação.

Publicação de números especiais

A Revista Texto & Contexto Enfermagem tem como política editorial, a publicação de números temáticos/especiais a partir de dois focos: O primeiro deles é definido pela Equipe Editorial da revista com o objetivo de trazer vários olhares acerca de temas de interesse da comunidade científica de enfermagem, visando ampliar a visibilidade do periódico, assim como, divulgar o que vem sendo debatido teórica e metodologicamente nos espaços acadêmico/profissionais. O segundo foco é a criação de um número temático/especial a partir de resultados de estudos científicos apresentados em eventos nacionais e internacionais de enfermagem, com temáticas de interesse coletivo.

Em ambos os tipos de números temáticos/especiais, o processo de seleção e análise dos manuscritos segue o mesmo processo analítico dos manuscritos recebidos no fluxo contínuo. Ou seja, análise crítica de no mínimo dois consultores ad hoc em sistema duplo cego, e posterior decisão da equipe editorial da revista acerca do aceite ou não do manuscrito para publicação, sempre com possibilidade de os autores realizarem revisões.

A responsabilidade de acompanhamento do processo avaliativo dos manuscritos recebidos para atender a demanda do número temático/especial é da equipe editorial da Revista Texto & Contexto Enfermagem, ou seja, Editor-Chefe e Editores Associados internos e externos.

 

Processo de Avaliação por Pares

Os autores podem acompanhar o fluxo editorial do manuscrito pelo sistema ScholarOne. As decisões sobre o manuscrito são comunicadas por e-mail, tão logo tomadas e disponibilizadas no sistema.

Todos os manuscritos aprovados para avaliação são encaminhados para análise e emissão de parecer por dois revisores distintos (blind peer review), a escolha é feita com base na expertise de cada revisor. O convite é realizado via sistema ScholarOne. O revisor tem 5 dias de prazo para responder sobre o seu aceite ou recusa da avaliação, sendo que, após o aceite, o revisor recebe o link de acesso ao sistema onde encontra a cópia do manuscrito e o instrumento de análise. O prazo para o retorno da avaliação é de 15 dias a contar do aceite. A identidade dos autores e de sua instituição de origem são mantidas sob sigilo, bem como a dos revisores.

Os revisores podem indicar um parecer de aceite, que requer maior ou menor revisão ou rejeitado. Os pareceres dos revisores são analisados por um Editor Associado e pelo Editor-Chefe, que emite um parecer final aos autores.

Os autores têm o prazo de 15 dias para realizar os ajustes, a revisão de linguagem e reenvio pelo sistema ScholarOne. Os autores deverão restringir-se somente às correções solicitadas. O Editor Associado responsável pelo processo de avaliação do manuscrito verifica se foram atendidas as solicitações de revisão/correção e decide se o manuscrito está aprovado, recusado ou se ainda são necessários novos ajustes e emite sua recomendação ao Editor-chefe.

Em qualquer etapa do processo, caso seja identificado um percentual elevado de similaridade do manuscrito com conteúdo previamente publicado - plágio, autoplágio, etc - o manuscrito será recusado.

O tempo médio entre a submissão e a decisão final é de aproximadamente 120 dias.

O Corpo Editorial da Revista tem plena autoridade de decidir sobre a recusa, aprovação e publicação de manuscritos.

 

Política de Ciência Aberta

A Política editorial da revista Texto & Contexto Enfermagem se pauta em rigorosos critérios de qualidade de indexação e editoração (incluindo aspectos técnico-normativos, qualidade gráfica e textual e excelência de conteúdo científico); na responsabilidade de gestão compartilhada entre Conselho Diretor, Conselho Editorial, Editores Associados e na arbitragem rigorosa e construtiva dos pares (peer review), preservando o anonimato dos autores e revisores (double blinded). Em consonância com o movimento de ciência aberta, a Texto & Contexto aceita manuscritos depositados em servidores de preprints e oferece a opção de abertura do processo de avaliação dos manuscritos por pares. Os autores/revisores podem indicar se concordam com esta opção no momento de submissão/revisão. Os nomes dos editores que participaram da avaliação do manuscrito são publicados na versão final do artigo.

Durante o processo de submissão os autores devem preencher o Formulário Conformidade com a Ciência Aberta e enviar como Arquivo suplementar que NÃO é para avaliação.

A Texto & Contexto incentiva os autores a compartilhar ou tornar os dados que originaram os resultados e análises do artigo, abertos, desde que isso não viole a proteção de seres humanos ou outras preocupações de privacidade e segurança.

Os autores também são encorajados a considerar os Princípios de Dados FAIR -FAIR Data Principles - e a depositar o(s) conjunto(s) de dados em um repositório de dados reconhecido que possa gerar um identificador digital persistente. Preferencialmente, um DOI e que o repositório possua um plano de preservação de longo prazo, tais como o  SciELO Data  e o  Figshare.

Os autores também são incentivados a citar quaisquer conjuntos de dados mencionados no artigo e fornecer uma Declaração de disponibilidade de dados.

No momento da submissão, você responderá a perguntas sobre a disponibilidade do conjunto de dados associado ao artigo. Se você responder sim, será solicitado que forneça o DOI pré-registrado, hiperlink ou outro identificador persistente associado ao(s) conjunto(s) de dados.

Quando um ou vários conjuntos de dados estão associados a um manuscrito, eles não são formalmente revisados por pares como parte do processo de submissão do periódico. É responsabilidade dos autores garantir a solidez dos dados. Quaisquer erros nos dados são de responsabilidade exclusiva dos produtores do(s) conjunto(s) de dados.

Divulgação

A disseminação dos artigos publicados na Texto & Contexto Enfermagem é realizada na página web da revista, nas bases de dados indexadas e em mídias sociais.

Alerta de Novos Artigos
Se você quiser receber o alerta de novos artigos do periódico Texto & Contexto - Enfermagem em seu e-mail, cadastre-se neste formulário