Guias de publicação e registros prévios

A Texto & Contexto Enfermagem apoia as Políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação, os manuscritos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, meta-análises, estudos observacionais em epidemiologia podem ser registrados em:
Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR)
ClinicalTrials.gov
International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN)
Nederlands Trial Register (NTR)
UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR)
WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP)
Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC)

A Texto & Contexto Enfermagem recomenda o registro prospectivo do protocolo de revisão sistemática em banco de dados reconhecidos (a exemplo do PROSPERO, Cochrane Database of Systematic Reviews, Open Science Framework e Research Registry). Os itens principais do protocolo de revisão são registrados e mantidos permanentemente. As revisões sistemáticas devem ser registradas no início (isto é, na fase de elaboração do protocolo) para ajudar a evitar duplicação não planejada de estudos e permitir a comparação dos métodos de revisão publicados com o que foi previamente planejado no protocolo.

A Texto & Contexto Enfermagem defende as iniciativas destinadas ao aperfeiçoamento da apresentação dos resultados de estudos científicos, por meio do incentivo à utilização de guias internacionais pelos autores, na preparação dos artigos de ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, metanálises, estudos observacionais em epidemiologia e estudos qualitativos. Os guias internacionais são compostos por check list e fluxogramas publicados em declarações internacionais. Seu uso na preparação do manuscrito pode aumentar o potencial de publicação e, uma vez publicado, aumentar a utilização da referência em pesquisas posteriores.

 

Estudos/Ensaios

Guias Internacionais

Ensaio clínico randomizado - CONSORT

Revisões sistemáticas e metanálises - PRISMA

Estudos observacionais em epidemiologia - STROBE

Estudos qualitativos - COREQ

Estudos de Melhoria da Qualidade - SQUIRE 2.0

Estudos de tradução e validação de instrumentos

Nas versões inglesa e espanhola, os estudos de tradução e validação de instrumentos devem preservar os itens do instrumento em português, idioma em que o estudo foi realizado.