Sobre a Revista

Foco e Escopo

Texto & Contexto Enfermagem propicia espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento de questões da prática, do ensino e da pesquisa em saúde e em enfermagem, em níveis nacional e internacional.

A revista é publicada em fluxo contínuo, aceitando manuscritos em português, inglês ou espanhol, nas categorias artigo original, reflexão, relato de experiência e revisão. As contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita têm prioridade para publicação. Os números especiais são publicados a critério do Conselho Diretor e Editores Associados. Todos os manuscritos são publicados em duas versões, sendo uma delas o inglês, visando abranger o maior número de leitores mundialmente.

A política editorial da revista Texto & Contexto Enfermagem se pauta em rigorosos critérios de qualidade de indexação e editoração (incluindo aspectos técnico-normativos, qualidade gráfica e textual e excelência de conteúdo científico); na responsabilidade de gestão compartilhada entre Conselho Diretor, Conselho Editorial e Editores Associados internos e externos; e na arbitragem rigorosa e construtiva dos pares (peer review), preservando o anonimato dos autores e revisores (double blinded).

MISSÃO

Divulgar a produção do conhecimento científico e tecnológico em saúde e enfermagem, prezando a qualidade da pesquisa e o aperfeiçoamento das ciências da saúde.

Periodicidade

A revista é publicada em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Modelo de Financiamento

O modelo de financiamento da Texto & Contexto Enfermagem é compartilhado entre autores e instituições de fomento. Os autores custeiam a produção individual de seu manuscrito, no que se refere à avaliação, tradução e publicação, conforme taxas relacionadas nas instruções aos autores. As instituições de fomento contribuem com o sistema de capacitação e editoração da produção.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Indexadores

BDENF - Base de Dados Nacionais da Enfermagem. http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/

BVS Enfermagem - Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem. http://enfermagem.bvs.br/

CABELL´S - Directory of Publishing Opportunities. https://ssl2.cabells.com

CINAHL - Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. http://www.cinahl.com

CUIDEN PLUS - Index de Enfermería en Español. Fundación Index – Área de Documentación, Granada, España - http://www.index-f.com/new/cuiden/

DOAJ - Directory of Open Access Journal - https://doaj.org/toc/1980-265X

EBSCOhost - Online Research Database. https://www.ebscohost.com/title-lists

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - http://www.latindex.unam.mx

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. http://lxp.bvsalud.org

OALib - Open Access Library. http://www.oalib.com/journal/2336/1#.VvA0v-IrIdX

ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources  http://road.issn.org/issn/1980-265X-texto-amp-contexto-enfermagem#

SCOPUS -  http://www.scopus.com/source/sourceInfo.uri?sourceId=19400157238&origin=resultslist

ULRICHSWEB Global Series Directory - https://ulrichsweb.serialssolutions.com/title/1457536176902/595298

Software antiplágio

 O plágio acadêmico, em qualquer nível, é crime. Fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal, e no artigo 7°, parágrafo terceiro, da Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regulamenta o direito autoral, constituindo-se, matéria cível e penal. A conduta editorial para o caso de plágio detectado segue as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/).

A verificação da autenticidade do texto é realizada por meio da aplicação do software CrossRef Similarity Check – iThenticate.

Divulgação

A disseminação dos artigos publicados na Texto & Contexto Enfermagem é realizada na página da revista, nas bases de dados indexadas e em redes sociais como o o Twitter, Facebook e Instagram.


 

Histórico do periódico

Foi criada em janeiro de 1992, tendo sua primeira edição publicada em junho de 1992. Seu Regimento interno foi aprovado em julho de 1992, com atualizações periódicas, sendo sua última versão homologada em 2018.

Caracteriza-se como periódico de circulação nacional e internacional, publicando artigos em português, inglês e espanhol.

É filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa – DORA

A abreviatura de seu título é Texto Contexto Enferm, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.