Fluxo Editorial

O processo de avaliação tem o seguinte fluxo:

 

  1. Recepção e Checklist

O escritório editorial classifica o manuscrito e realiza o checklist que inclui a conferência de toda a documentação apresentada na submissão on-line. Os casos de não conformidade são devolvidos ao autor correspondente para ajustes.

 

  1. Pré-análise

Nesta etapa, a avaliação do manuscrito objetiva avaliar sua contribuição ao conhecimento quanto ao teor, ao avanço que representa para a prática, ensino e/ou pesquisa em enfermagem e em saúde, à qualidade teórica, metodológica e estrutural do texto e à adequação à Política editorial da Revista.

 

  1. Processo de avaliação do manuscrito

Ao ser aprovado na etapa de pré-análise, o manuscrito será encaminhado para um Editor Associado, que acompanha o processo de avaliação (blind peer review), e emite sua decisão ao Editor-chefe.

Todos os manuscritos selecionados para publicação são analisados pela bibliotecária da Texto & Contexto Enfermagem, que revisa o completo atendimento às normas da revista e das referências.

 

  1. Publicação

4.1. Taxa de publicação

Após o aceite final do manuscrito, os autores receberão um e-mail. com as orientações para pagamento da taxa de publicação e para a providenciar a versão traduzida do manuscrito.

4.2. Tradução

A Texto & Contexto Enfermagem apresenta um corpo de tradutores credenciados, cujos nomes são enviados para o autor correspondente, que elegerá, dentre estes, o responsável pela tradução em inglês da versão final. É da responsabilidade dos autores a conferência da qualidade da tradução realizada. Os tradutores são responsáveis pelo envio da versão traduzida à revista, após a conferência pelos autores.

4.3 Revisão final Texto e Layout

Após o recebimento da versão em inglês do manuscrito com a devida checagem pelos autores, as editoras de texto e layout realizam a revisão do texto e orientam seu encaminhamento para editoração e publicação pelo sistema de fluxo contínuo.