O ensino da escrita: análise de três livros didáticos da década de 1940

Autores

  • Aline Ferreira Lira Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade Federal do Amazonas
  • Hydelvídia Cavalcante Correa Universidade Federal de Santa Catarina / Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n2p1

Resumo

Este artigo, inserido no campo de atuação da Linguística Aplicada, tem como propósito analisar o ensino da produção escrita no Brasil, na década de 1940, com base em três livros didáticos. Para respaldar a análise e contribuir para o entendimento das práticas de ensino da escrita que caracterizaram esse momento do processo de ensino, foram identificadas as concepções de língua, de sujeito, de professor e de aluno. A partir dos livros estudados, pôde-se confirmar que, nessas obras, a língua é considerada uma representação do pensamento, justificando o modelo de ensino lógico-gramatical.

 

 

 

Biografia do Autor

Aline Ferreira Lira, Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas. Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas.

Hydelvídia Cavalcante Correa, Universidade Federal de Santa Catarina / Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora aposentada da Universidade Federal do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos