Conteúdos curriculares e objetivos do ensino de língua portuguesa em livros didáticos de Faraco & Moura: um estudo das influências dos PCN

Autores

  • Karoliny Correia Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-graduação em Linguística
  • Letícia Melo Giacomin Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-graduação em Linguística

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n2p83

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as características e as possíveis mudanças ocorridas no ensino do Português, no período compreendido entre 1980 aos anos 2000, inferidas a partir da análise dos objetivos e conteúdos curriculares de dois livros didáticos escritos por Faraco & Moura, um datado de 1986 e outro de 2004. Para desenvolver esse estudo, ancoramo-nos em uma perspectiva histórica sobre as práticas de ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa desses períodos – o que implica suas concepções de língua – e nas orientações dos PCN (BRASIL, 1998), de modo a compreender como os objetivos e os conteúdos dessa disciplina eram instituídos nos livros didáticos antes das orientações daqueles documentos oficiais de educação e como passaram a ser instituídos após a sua publicação, no final da década de 1990. Os resultados da pesquisa evidenciam que, embora o livro didático de 2004 incorpore algumas orientações dos PCN, seja no que se refere aos conteúdos ou aos objetivos do ensino, o faz de modo bastante limitado, mantendo muitas das abordagens realizadas pelos autores no livro de 1986, quando os documentos oficiais ainda não circulavam no contexto educacional.

 

Biografia do Autor

Karoliny Correia, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-graduação em Linguística

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre ensino e aprendizagem em língua materna. É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado a mesma instituição, e tutora do curso de graduação Letras-Português da UFSC, na modalidade a distância. Com pesquisas no campo da produção textual escrita, vem se dedicando a estudos e publicações nessa área, com especial enfoque nas relações entre cultura escrita e escolarização.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos