Conteúdos curriculares e objetivos do ensino de língua portuguesa em livros didáticos de Faraco & Moura: um estudo das influências dos PCN
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n2p83Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender as características e as possíveis mudanças ocorridas no ensino do Português, no período compreendido entre 1980 aos anos 2000, inferidas a partir da análise dos objetivos e conteúdos curriculares de dois livros didáticos escritos por Faraco & Moura, um datado de 1986 e outro de 2004. Para desenvolver esse estudo, ancoramo-nos em uma perspectiva histórica sobre as práticas de ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa desses períodos – o que implica suas concepções de língua – e nas orientações dos PCN (BRASIL, 1998), de modo a compreender como os objetivos e os conteúdos dessa disciplina eram instituídos nos livros didáticos antes das orientações daqueles documentos oficiais de educação e como passaram a ser instituídos após a sua publicação, no final da década de 1990. Os resultados da pesquisa evidenciam que, embora o livro didático de 2004 incorpore algumas orientações dos PCN, seja no que se refere aos conteúdos ou aos objetivos do ensino, o faz de modo bastante limitado, mantendo muitas das abordagens realizadas pelos autores no livro de 1986, quando os documentos oficiais ainda não circulavam no contexto educacional.
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