Conteúdos curriculares e objetivos do ensino de língua portuguesa em livros didáticos de Faraco & Moura: um estudo das influências dos PCN

Autores/as

  • Karoliny Correia Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-graduação em Linguística
  • Letícia Melo Giacomin Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-graduação em Linguística

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n2p83

Resumen

Este artigo tem por objetivo compreender as características e as possíveis mudanças ocorridas no ensino do Português, no período compreendido entre 1980 aos anos 2000, inferidas a partir da análise dos objetivos e conteúdos curriculares de dois livros didáticos escritos por Faraco & Moura, um datado de 1986 e outro de 2004. Para desenvolver esse estudo, ancoramo-nos em uma perspectiva histórica sobre as práticas de ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa desses períodos – o que implica suas concepções de língua – e nas orientações dos PCN (BRASIL, 1998), de modo a compreender como os objetivos e os conteúdos dessa disciplina eram instituídos nos livros didáticos antes das orientações daqueles documentos oficiais de educação e como passaram a ser instituídos após a sua publicação, no final da década de 1990. Os resultados da pesquisa evidenciam que, embora o livro didático de 2004 incorpore algumas orientações dos PCN, seja no que se refere aos conteúdos ou aos objetivos do ensino, o faz de modo bastante limitado, mantendo muitas das abordagens realizadas pelos autores no livro de 1986, quando os documentos oficiais ainda não circulavam no contexto educacional.

 

Biografía del autor/a

Karoliny Correia, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-graduação em Linguística

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre ensino e aprendizagem em língua materna. É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado a mesma instituição, e tutora do curso de graduação Letras-Português da UFSC, na modalidade a distância. Com pesquisas no campo da produção textual escrita, vem se dedicando a estudos e publicações nessa área, com especial enfoque nas relações entre cultura escrita e escolarização.

Publicado

2012-12-18

Número

Sección

Artigos