Variação na concordância verbal de segunda pessoa do singular – um estudo da fala florianopolitana
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p95Resumo
O presente artigo trata de uma investigação da variação na concordância verbal de segunda pessoa do singular na fala de florianopolitanos residentes nas comunidades da Costa da Lagoa, Ribeirão da Ilha, Ingleses e Região Central (Centro, Coqueiros e Trindade). A partir da sociolinguística variacionista, analisamos fatores linguísticos e sociais que podem estar condicionando a variação do fenômeno em questão. Os dados analisados são referentes a 31 entrevistas das amostras Monguilhot (2006) e Floripa (2009 e 2012), pertencentes ao banco de dados VARSUL. Verificamos que o fenômeno da variação na concordância verbal de segunda pessoa do singular está condicionado tanto por fatores linguísticos quanto por fatores sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.