O lugar do input e dos conhecimentos implícito e explícito na aquisição de L2 e na aprendizagem da escrita do PB
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p93Resumo
Este trabalho analisa o papel do input e dos conhecimentos implícito e explícito nos processos de aquisição de segunda língua – L2 e de aprendizagem da escrita do Português do Brasil - PB, tendo como premissa a proposta de que aprender a escrita padrão/culta do PB se assemelhe a adquirir uma L2. A análise aponta haver diferenças entre os processos, em especial no que se refere ao conhecimento implícito, pois o falante do vernáculo do PB já dispõe de saber intuitivo sobre a sua língua ao tentar se apropriar do código de escrita, diferentemente do falante em aquisição de L2 que, durante esse processo, construirá seu sistema implícito da língua. Este artigo discute, ainda, propostas metodológicas fundamentadas na concepção de que o aluno possui uma língua internalizada ao ingressar no sistema de ensino, sugerindo a adoção, pelo professor, da técnica de eliciação como ferramenta pedagógica na mediação do processo de conscientização linguística do aluno.
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