O lugar do input e dos conhecimentos implícito e explícito na aquisição de L2 e na aprendizagem da escrita do PB

Autores

  • Ana Carolina Nunes Aguiar Universidade de Brasília
  • Helena Guerra Vicente Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p93

Resumo

Este trabalho analisa o papel do input e dos conhecimentos implícito e explícito nos processos de aquisição de segunda língua – L2 e de aprendizagem da escrita do Português do Brasil - PB, tendo como premissa a proposta de que aprender a escrita padrão/culta do PB se assemelhe a adquirir uma L2. A análise aponta haver diferenças entre os processos, em especial no que se refere ao conhecimento implícito, pois o falante do vernáculo do PB já dispõe de saber intuitivo sobre a sua língua ao tentar se apropriar do código de escrita, diferentemente do falante em aquisição de L2 que, durante esse processo, construirá seu sistema implícito da língua. Este artigo discute, ainda, propostas metodológicas fundamentadas na concepção de que o aluno possui uma língua internalizada ao ingressar no sistema de ensino, sugerindo a adoção, pelo professor, da técnica de eliciação como ferramenta pedagógica na mediação do processo de conscientização linguística do aluno.

Biografia do Autor

Ana Carolina Nunes Aguiar, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília.

Helena Guerra Vicente, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2018-01-13

Edição

Seção

Gramática e Escola