A propaganda do sistema: análise de discurso dos efeitos de sentido presentes no filme publicitário Repressão da companhia de cosméticos O Boticário

Diane Southier, Luísa Bonnetti Scirea

Resumo


Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise discursiva dos efeitos de sentido presentes no filme publicitário Repressão da companhia de cosméticos O Boticário.Repressão é o primeiro de uma série de outros filmes publicitários integrantes da campanha institucional Acredite na Beleza, lançada em 2008. A análise é pautada nos conceitos e método da Análise de Discurso de linha francesa, em diálogo com o contexto econômico da época e com as formas sujeito capitalista e sujeito socialista, noções que podem ser relacionadas aos sentidos decorrentes da propaganda d’O Boticário. Conclui-se que, no contexto de crise econômica mundial de 2008, intencionalmente ou não, Repressão sutilmente opera de maneira a legitimar o sistema capitalista, através da ideia de beleza que o filme oferece.

 


Palavras-chave


Repressão; O Boticário; Análise de discurso; Efeitos de sentido

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n2p156

Working Papers em Linguística, ISSN 1984-8420, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil

 

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