A propaganda do sistema: análise de discurso dos efeitos de sentido presentes no filme publicitário Repressão da companhia de cosméticos O Boticário
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n2p156Abstract
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise discursiva dos efeitos de sentido presentes no filme publicitário Repressão da companhia de cosméticos O Boticário.Repressão é o primeiro de uma série de outros filmes publicitários integrantes da campanha institucional Acredite na Beleza, lançada em 2008. A análise é pautada nos conceitos e método da Análise de Discurso de linha francesa, em diálogo com o contexto econômico da época e com as formas sujeito capitalista e sujeito socialista, noções que podem ser relacionadas aos sentidos decorrentes da propaganda d’O Boticário. Conclui-se que, no contexto de crise econômica mundial de 2008, intencionalmente ou não, Repressão sutilmente opera de maneira a legitimar o sistema capitalista, através da ideia de beleza que o filme oferece.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyrights belong to the authors, who allow the Working Papers em Linguística journal to publish their work. Total or partial reproduction requires the Editorial Board's authorization. Names and adresses in this website are exclusively used for the journal's purposes and are not available for other purposes and/or third parties.
![]()
This publication is licensed under Creative Commons - Attribution-NonCommercial - 4.0 International.