A propaganda do sistema: análise de discurso dos efeitos de sentido presentes no filme publicitário Repressão da companhia de cosméticos O Boticário

Autores/as

  • Diane Southier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luísa Bonnetti Scirea Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n2p156

Resumen

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise discursiva dos efeitos de sentido presentes no filme publicitário Repressão da companhia de cosméticos O Boticário.Repressão é o primeiro de uma série de outros filmes publicitários integrantes da campanha institucional Acredite na Beleza, lançada em 2008. A análise é pautada nos conceitos e método da Análise de Discurso de linha francesa, em diálogo com o contexto econômico da época e com as formas sujeito capitalista e sujeito socialista, noções que podem ser relacionadas aos sentidos decorrentes da propaganda d’O Boticário. Conclui-se que, no contexto de crise econômica mundial de 2008, intencionalmente ou não, Repressão sutilmente opera de maneira a legitimar o sistema capitalista, através da ideia de beleza que o filme oferece.

 

Biografía del autor/a

Diane Southier, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Cursando mestrado em Sociologia Política na mesma instituição (2014/15).

E-mail: diane.southier@gmail.com

Luísa Bonnetti Scirea, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Cursando mestrado em Sociologia Política (2015/16) e Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (2015), ambos cursos da UFSC.
E-mail: luisabonettis@gmail.com

Publicado

2014-12-31

Número

Sección

Artigos