O horizonte temático-valorativo em fóruns online na formação de professores de língua portuguesa: uma análise dialógica

Autores

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba, Paraná
  • Inglyde Jeane da Silva Vieira UTFPR CT Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e71198

Palavras-chave:

Formação continuada de professores de Língua Portuguesa, Dialogismo, Horizonte temático-valorativo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de interações interlocutivas em fóruns de discussão, inseridos no ambiente de formação continuada de professores de Língua Portuguesa em um Portal Educacional. Buscou-se compreender os sentidos produzidos a partir do horizonte temático-valorativo dessas interações interlocutivas em situação de formação continuada de professores em um ambiente online. A investigação baseou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Perspectiva Dialógica de Linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003 [1979]; 2008 [1963]; 2016 [1953]). Foram analisados enunciados produzidos em três fóruns produzidos nos períodos de maio e setembro de 2012 e maio de 2013. A análise aponta para uma acentuação conteudista dos temas em pauta na formação, bem como uma valoração mais proeminente dos materiais disponibilizados e da demanda oficial em detrimento aos posicionamentos dos professores advindos de seus saberes constituídos na prática educativa.

Biografia do Autor

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba, Paraná

Graduada em Letras pela UNIVILLE, Mestre e Doutora em Linguística PPGl-UFSC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UTFPR CT Curitiba

Inglyde Jeane da Silva Vieira, UTFPR CT Curitiba

Graduada em Letras UFRN

Mestre em Estudos de Linguagens pela UTFPR

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 4. ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1963].

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização e Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1953]),164 pp.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 2006 [1929].

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução: Milton Camargo Mota. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

FURTADO, I. P. D. Portal ou Porteira? Os Professores e uma experiência de integração da Internet no Ensino Fundamental por meio de um Portal Educativo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará, 2004.

GATINHO, J. B. M. Sequências de atividades didáticas propostas por professores em formação continuada. In: SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: parábola editorial, 2006.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. jan/abril. 2008, vol. 13, n. 37.

GONÇALVES, A. V. PETRONI, M. R. (Orgs) Formação inicial e continuada de professores: o múltiplo e o complexo das práticas educativas. Dourados: Ed. UFGD, 2012.

RODRIGUES, R. R. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: A abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L; BONINI, A. & MOTTA-ROTH, D. Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.

ROHLING DA SILVA, N. A atuação do professor de língua portuguesa discursivizada por licenciandos na Educação a Distância: o embate entre o discurso da tradição e o discurso teórico. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

ROHLING DA SILVA, N. O gênero entrevista pingue-pongue: reenunciação, Enquadramento e valoração do discurso do outro. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

ROJO, R. H. R. Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

TARDIF, L. M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VOLOCHÍNOV, V. N. A. construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

Downloads

Publicado

2021-05-21