Arranjos poéticos na língua viva: uma experiência dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e71356

Resumo

Este artigo se ocupa da ampliação do horizonte social dos estudantes da Educação Básica nas aulas de Língua Portuguesa a partir de uma experiência de prática de ensino de língua como elemento vivo, cujos arranjos poéticos se constituem significativos na interação verbal. Parte-se do princípio de que os estudos da interação, em especial, aqueles da vertente da Análise Dialógica do Discurso, podem iluminar a discussão da Linguística Aplicada sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. O objetivo desta reflexão é estabelecer relações entre a prática de ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica e a concepção de horizonte social, cuja ampliação resulta de experiências significativas na/com a língua. A metodologia compreende uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma de 1º Ano de Ensino Médio de uma escola pública de Passo Fundo/RS a partir do trabalho com a linguagem poética. O trabalho realizado permitiu concluir que a prática de ensino de Língua Portuguesa envolve não apenas a discussão da língua como objeto de estudo, mas, principalmente, da língua como fenômeno social, marcada pelo conteúdo ideológico, pelo conteúdo relativo à vida, sendo os arranjos poéticos um modo de se vivenciar a realidade social e cultural, capaz de estabelecer sentido pelos efeitos que causa nas pessoas e na vida em sociedade.

 

Biografia do Autor

Marlete Sandra Diedrich, Universidade de Passo Fundo

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo

Edemilson Antônio Brambilla, Universidade de Passo Fundo

Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo, bolsista de Iniciação Científica do Cnpq, formado em Música.

Vinícius Franzen, Universidade de Passo Fundo

Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo, bolsista de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2021-05-21