Reflexões sobre as atividades de Língua Portuguesa Escrita (LPE) em contexto de escola bilíngue para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n2p46

Resumo

Neste artigo, apresentam-se reflexões a partir do estudo de Maquieira (2018)[1], que se voltou a atividades de língua portuguesa escrita (LPE) em sala de aula para crianças surdas, matriculadas em uma turma multisseriada de 2° e 3° anos do Ensino Fundamental, em escola pública bilíngue para surdos, localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Objetiva-se, com este artigo, refletir sobre atividades de LPE voltadas a alunos surdos e (re)pensar a natureza dessas propostas para que possam contribuir ainda mais para novas ofertas para o ensino e o aprendizado da(s) língua(s). Partimos de dados abordados na pesquisa de Maquieira (2018) com base em registros de observações em sala de aula, por meio de fotos e vídeos, além de relatórios descritivos. Para este artigo, serão consideradas atividades de LPE dos estudantes em foco, a partir das “Ideias para ensinar português para surdos”, produzidas por Quadros e Schmiedt (2006), pois apresentam a perspectiva de ensino bilíngue para a criança surda, com vista às diferenças linguísticas e socioculturais. Para a análise, considera-se, sob a ótica de Antunes (2003, 2007, 2009), a língua como atividade que abarca o uso não somente baseado no léxico e na gramática, mas também no desenvolvimento de textos que inclui situações de interação de LPE. Entendemos que as propostas de atividades de ensino de escrita para surdos tendem a considerar a LPE como primeira língua e, para significar esse tipo de ensino, é preciso descrever ambas as línguas, numa visão comparativa/associativa para apresentar as particularidades de cada uma, situando suas respectivas funções, antes mesmo da construção das atividades de LPE em sala de aula.

[1] Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.  

 

Biografia do Autor

Josiane dos Santos Maquieira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Possui Graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Mestrado em Linguística Aplicada/ 2018 pela mesma Universidade . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente em processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos.

Jéssica Daiane Levandovski Thewes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com apoio Capes. Professora voluntária de Português para Estrangeiros (Unisinos). Possui graduação em Letras Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/2012), com apoio do Programa Universidade para todos (ProUni) e Graduação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas, pela Unisinos (2016). Realizou os cursos de qualificação profissional em "Avaliação do Ensino e da Aprendizagem" e ?Atendimento Educacional Especializado (AEE)?, pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola, no período de 2010 a 2016 em instituições públicas e privadas de Educação Básica. Participa do grupo de pesquisa "Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: Relações entre Fala e Escrita" (CNPq), da linha de pesquisa "Linguagem e Práticas Escolares", do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), Unisinos, onde atua, também como representante discente do PPGLA. Participa do grupo do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE/Unisinos). Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com ênfase no processo de ensino e de aprendizagem de línguas, na perspectiva da Educação Inclusiva. https://www.researchgate.net/profile/Jessica_Daiane_Levandovski_Thewes

Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Possui graduação em Letras Português-Inglês, pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (1991), Mestrado em Letras (1994) e Doutorado em Letras (1999), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Linguística Aplicada. Realizou Estágio Sênior, com apoio da CAPES (Processo n. 002747/2015-04), na Universidade de Goningen, Holanda, sob supervisão da Profa. Dra. Marjon Tammenga-Helmantel (Faculty of Behavioural and Social Sciences - Univeristy of Groningen). É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É líder do Grupo de Pesquisa "Aquisição e desenvolvimento da linguagem: relações entre fala e escrita", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em aquisição da linguagem, aquisição da fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fala, aquisição/aprendizagem da escrita e implicações desses processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos e especificidades linguísticas no âmbito da educação inclusiva.

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Publicado

2020-12-10