Reflections regarding the written Portuguese Language for deaf people in the context of bilingual school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n2p46

Abstract

This article presents reflections on Maquieira's (2018) research, that investigated activities of written Portuguese language (WPL) in classes for deaf children, enrolled in the 2nd and 3rd grades on elementary bilingual public school for the deaf, located in the metropolitan region  of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. The aim of this article is to reflect and (re)think about the nature of these proposals that can assist not only students in the use of the language, but also teachers in this teaching context. The data were generated from classroom observations, through photos and videos, and descriptive reports. For this article, WPL activities students produced will be considered from the material "Ideias para ensinar português para surdos" (QUADROS; SCHMIEDT, 2006), that presents the prospect of bilingual education for the deaf child, in view of linguistic and socio-cultural differences. The analysis-  follows Antunes (2003, 2007, 2009), who views the language as an activity that encompasses its use of not only based on the lexicon and grammar, but also on the development of texts which includes WPL interactions. We understand that the proposed writing activities for deaf people tend to consider WPL as their first language. Thus, to achieve that kind of teaching, it is necessary to describe both languages in a comparative/associative vision to present the particularities of each one, situating its respective functions, even before the construction of WPL activities in classroom.

Author Biographies

Josiane dos Santos Maquieira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Possui Graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Mestrado em Linguística Aplicada/ 2018 pela mesma Universidade . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente em processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos.

Jéssica Daiane Levandovski Thewes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com apoio Capes. Professora voluntária de Português para Estrangeiros (Unisinos). Possui graduação em Letras Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/2012), com apoio do Programa Universidade para todos (ProUni) e Graduação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas, pela Unisinos (2016). Realizou os cursos de qualificação profissional em "Avaliação do Ensino e da Aprendizagem" e ?Atendimento Educacional Especializado (AEE)?, pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola, no período de 2010 a 2016 em instituições públicas e privadas de Educação Básica. Participa do grupo de pesquisa "Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: Relações entre Fala e Escrita" (CNPq), da linha de pesquisa "Linguagem e Práticas Escolares", do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), Unisinos, onde atua, também como representante discente do PPGLA. Participa do grupo do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE/Unisinos). Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com ênfase no processo de ensino e de aprendizagem de línguas, na perspectiva da Educação Inclusiva. https://www.researchgate.net/profile/Jessica_Daiane_Levandovski_Thewes

Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Possui graduação em Letras Português-Inglês, pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (1991), Mestrado em Letras (1994) e Doutorado em Letras (1999), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Linguística Aplicada. Realizou Estágio Sênior, com apoio da CAPES (Processo n. 002747/2015-04), na Universidade de Goningen, Holanda, sob supervisão da Profa. Dra. Marjon Tammenga-Helmantel (Faculty of Behavioural and Social Sciences - Univeristy of Groningen). É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É líder do Grupo de Pesquisa "Aquisição e desenvolvimento da linguagem: relações entre fala e escrita", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em aquisição da linguagem, aquisição da fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fala, aquisição/aprendizagem da escrita e implicações desses processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos e especificidades linguísticas no âmbito da educação inclusiva.

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Published

2020-12-10