Apresentação

Autores

  • Kleber Aparecido da Silva Universidade de Brasília / Stanford University
  • Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e92105

Resumo

O presente dossiê tem por finalidade proporcionar estudos e reflexões críticas sobre políticas linguísticas para comunidades minoritarizadas e/ou marginalizadas no Brasil, especialmente a partir do(s) olhar(es) da Linguística Aplicada Crítica, da Análise do Discurso Crítica e da Sociolinguística Educacional (Silva et. al., 2021; Makoni e Pennycook, 2019; Pennycook, 2006; Bortoni-Ricardo, 2017; Resende e Regis, 2017; Freire, 1997, 1994, 1992, 1987), embora com abertura para outras concepções que se coadunem com tais perspectivas decoloniais. Os 10 (dez) artigos e 1 (uma) resenha que compõem o presente dossiê suscitam reflexões críticas sobre o planejamento, das políticas linguísticas das línguas/comunidades minoritarizadas/marginalizadas no Brasil e, ainda, sobre a identificação de lacunas nos documentos referentes a tais políticas, por testemunharem a realidade sociolinguística e educacional do ensino de línguas, e possibilidades teórico-metodológicas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público.

Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva , Universidade de Brasília / Stanford University

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais no Programa em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Programa em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (USP); em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça; em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Em 2022 foi Visiting Scholar em Empreendedorismo Educativo e Inovação no Brasil pelo Departamento de Educação em parceria com a Fundação Lemann na Stanford University/São Francisco/USA. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA pela Fulbright. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Atualmente, coordena o Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: ?Grupo de Estudos Críticos e Avançados da Linguagens? (GECAL) e faz parte do Projeto Nacional de Letramentos (Universidade de São Paulo, Brasil e IES do Brasil e do Canadá) e do Projeto de Educação Linguística Crítica para/no Sul Global (Universidade de Brasília, Brasil e IES do Sul Global), cujos interesses se interconectam com estudos da linguagem, cultura, educação e tecnologia. Além disso, coordena o Diretório de Linguagens, Direitos Humanos e Diversidades, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília, Brasil, cujos interesses de pesquisa se conectam à linguagem, políticas linguísticas, direitos humanos, minorias marginalizadas, diversidades e tecnologias. É pesquisador e orientador da Rede Idiomas Sem Fronteiras (MEC e UnB) na área de Inglês e de Português para Estrangeiros. É coordenador das séries ?Estudos Críticos em Linguagens? e "Linguística Aplicada" pela Mercado de Letras?; ?Linguagens para/na Universidade? pela Editora Contexto e ?Direitos Humanos e Diversidades? pela Pontes Editores. Foi laureado em 2016 com o prêmio de melhor dissertação orientada na área de Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB; pelo Prêmio ?Cláudio Luiz Ubeba? como o melhor profissional na área de Educação pela Câmara dos Vereadores de Barretos em 2017/2018; pelo prêmio Linguistas em foco pela ABRALIN; pelo prêmio Liderança Educacional pela Câmara dos Deputados em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022 e é Cidadão Bemérito pela Câmera dos Vereadores de Barretos. Atualmente faz parte da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seus principais campos de interesse encontra-se na ampla área da linguagem, decolonialidade, formação de professores/as e internacionalização, que também incluem gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e educação crítica na formação de professores.

Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq [2009-2011; 2012-2015; 2015-2018; 2018-2022]. Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC). Coordenadora do CALEPINO: Núcleo de Lexicografia Multilíngue da UFSC. Foi Professora do Depto. de Línguas Estrangeiras Modernas/UEL [1994-2009]. Professora convidada do Instituto Cervantes para o ?Máster en Enseñanza de Español para Profesores Brasileños? [2001; 2002; 2003]. Professora convidada para cursos de formação do Instituto Cervantes de São Paulo e Rio de Janeiro [2001-2004]. Professora convidada da Consejería de Educación de la Embajada de España para o Curso de Actualización para Profesores de Español em Foz do Iguaçu [2008]. Professora visitante da Universidad de Valladolid, Espanha [2015; 2017] e Professora visitante da Universidad de Valladolid pelo Programa Institucional de Internacionalização - PRINT-CAPES/UFSC [2019-2020]. Foi Tradutora de Dublagem da Herbert Richers [1991-1994]. Membro da Comissão de criação da Habilitação Letras Hispano-Portuguesas da UEL [1995]. Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/UEL [1999]. Editora Adjunta da Editora da UEL [1999]. Editora da Revista Signum [2001-2006]. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa/UEL [2002]. Coordenou o Curso de Especialização em Ensino de Língua Estrangeira/UEL [2002-2003]. Coordenou o Curso de Atualização para Professores Brasileiros de Espanhol oferecido pela Consejería de Educación de la Embajada de España na Universidade Estadual de Londrina [2006]. Assessora Especial do Gabinete da Reitoria da UEL [2006-2007]. Foi vice-coordenadora do Curso de Letras/UEL [2006-2008]. Coordenadora da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação do DLEM/UEL [2006-2009]. Codirigiu o ?Curso de Actualización Lingüística, Cultural y Metodológica para Profesores Brasileños de Español de la Fundación Comillas?, Espanha [2008]. Atuou como Editora da Revista Extensio [2012-2013]. Foi Subcoordenadora do PPGET/UFSC [2013; 2016] e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC) [2016-2017]. Foi Bolsista do ?Instituto de Cooperación Iberoamericana? [Madrid, 1989]. Bolsista do Rotary Internacional [Madrid, 1991]. Bolsista do Ministerio de Asuntos Exteriores del Reino de España [Alcalá de Henares, 2000]. Bolsista da Fundación Carolina, Espanha [Valladolid, 2007]. Bolsista Sênior da CAPES (Augsburg, Alemanha, 2014-2015). Obteve financiamento do CNPq para pesquisa pelo Edital Universal (Proc. 480446/2007-5) [2007-2009]. Financiamento da Fundação Araucária para pesquisa (Proc. 11840) [2008]. Financiamento da Universidad de Valladolid para Pesquisadores Estrangeiros, Espanha [2010]. Financiamento do DAAD/CAPES para Intercâmbio científico na Universität Augsburg [Alemanha, 2012]. Financiamento pelo edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES (Proc. 405851/2012-0) [2012-2014]. Principais campos de estudo: Língua Espanhola, Ensino de Línguas, Lexicografia, Estudos da Tradução e Teoria e Análise Linguística. Supervisionou 4 pesquisas de Pós-doutoramento. Orientou: 16 teses, 30 dissertações, 15 monografias, 23 projetos de IC e 7 Trabalhos de Conclusão de Curso. 

Referências

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Publicado

2022-12-19