Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e92105Abstract
O presente dossiê tem por finalidade proporcionar estudos e reflexões críticas sobre políticas linguísticas para comunidades minoritarizadas e/ou marginalizadas no Brasil, especialmente a partir do(s) olhar(es) da Linguística Aplicada Crítica, da Análise do Discurso Crítica e da Sociolinguística Educacional (Silva et. al., 2021; Makoni e Pennycook, 2019; Pennycook, 2006; Bortoni-Ricardo, 2017; Resende e Regis, 2017; Freire, 1997, 1994, 1992, 1987), embora com abertura para outras concepções que se coadunem com tais perspectivas decoloniais. Os 10 (dez) artigos e 1 (uma) resenha que compõem o presente dossiê suscitam reflexões críticas sobre o planejamento, das políticas linguísticas das línguas/comunidades minoritarizadas/marginalizadas no Brasil e, ainda, sobre a identificação de lacunas nos documentos referentes a tais políticas, por testemunharem a realidade sociolinguística e educacional do ensino de línguas, e possibilidades teórico-metodológicas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público.
References
BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2017.
COBUCCI, P.; SILVA, K. A.; DOLZ, J. Apresentação do dossiê “Multiletramentos e gêneros textuais/discursivos no ensino de línguas”. Linguagem em (Dis)curso–LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 65-69, jan./abr. 2022. . Acesso em 18/11/2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. Trad. Luiz Paulo da Moita Lopes. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 67-84.
PENNYCOOK, A; MAKONI, S. Innovations and challenges in applied linguistics from the Global South. New York, NY: Routledge, 2020.
RESENDE, V. M.; REGIS, J. F.S. (Orgs). Outras perspectivas em análise de discurso crítica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
SILVA, K. A.; SILVA, F. C. O.; DIAS, T. R. N.; GUEDES, S. M. R. Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem. Cadernos Linguagem e Sociedade. Vol. 22, n. 2, 2021. Acesso em 18/11/2022: https://periodicos.unb.br/index.php/les/issue/view/2197.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyrights belong to the authors, who allow the Working Papers em Linguística journal to publish their work. Total or partial reproduction requires the Editorial Board's authorization. Names and adresses in this website are exclusively used for the journal's purposes and are not available for other purposes and/or third parties.
This publication is licensed under Creative Commons - Attribution-NonCommercial - 4.0 International.