A grafia da nasalidade medial pós-vocálica por crianças de três variedades do português

Autores

  • Mariana Müller de Ávila Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Ruth Moresco Miranda Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e92298

Palavras-chave:

Aquisição da escrita, Aquisição fonológica, Representação fonológica, Nasalidade pós-vocálica

Resumo

Este estudo descreve e analisa o registro gráfico da nasalidade vocálica em posição medial de palavra por crianças falantes de três variedades do português, a saber, o brasileiro, o europeu e o moçambicano. Tendo em vista as divergências teóricas em relação à existência de vogais nasais no inventário fonológico do português, busca-se investigar em dados de aquisição da escrita como crianças que partilham o mesmo sistema linguístico concebem a nasalidade vocálica. Note-se que, conforme Miranda (2018), o registro gráfico da nasalidade medial é tarefa complexa que se impõe às crianças nos primeiros anos escolares. Neste artigo, são analisados dados extraídos de textos de 1º e 2º anos do ensino fundamental de escolas de ensino público das cidades de Pelotas (Brasil), Porto (Portugal) e Maputo (Moçambique), pertencentes ao Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE). Os resultados encontrados corroboram a literatura da aquisição fonológica que defende a existência de vogais nasais no inventário infantil, um conhecimento que está na base das escritas alfabéticas iniciais e que, por efeito do contato com forma ortográfica, vai sendo alterado até corresponder à proposta de Camara Jr (1979) para a nasalidade vocálica do sistema adulto do português, isto é, uma vogal oral seguida de uma consoante nasal.

Biografia do Autor

Mariana Müller de Ávila, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras - Português e Francês pela Universidade Federal de Pelotas (2016) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística.

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996; 2000). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do GEALE (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, principalmente nos seguintes temas: aquisição da escrita, ortografia e fonologia, aquisição da linguagem, aquisição da fonologia e aquisição da ortografia.

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Publicado

2023-08-07

Edição

Seção

Artigos