Interação, autoria e envolvimento no gênero editorial: uma análise sistêmico-funcional

Authors

  • Lucélio Dantas Aquino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n3p64

Abstract

Este artigo apresenta parte do estudo desenvolvido na pesquisa de mestrado Mecanismos de construção de sentidos no gênero editorial: aspectos verbais e visuais (AQUINO, 2010). O recorte escolhido para compor esse texto diz respeito à análise sobre interação, autoria e envolvimento no gênero editorial. Para tanto, assumimos os postulados da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985; 2004; BUT et al., 2001; GHIO; FERNÁNDEZ, 2008; entre outros), especificamente, os que concernem à metafunção interpessoal da linguagem. Os resultados revelam que os recursos léxico-gramaticais como sujeito nominalizado, marcas desinenciais, pronomes pessoais, possessivos e de tratamento realizam interação entre os envolvidos nesse contexto de situação, uma vez que constatamos graus diferentes de formalidade, bem como, a atenuação do caráter impessoal deste gênero devido às marcas de autoria.

Author Biography

Lucélio Dantas Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Instituto Metrópole Digital, atuando na área de Práticas de Leitura e Escrita em Português.

Published

2013-03-05

Issue

Section

Artigos