Interação, autoria e envolvimento no gênero editorial: uma análise sistêmico-funcional

Autores/as

  • Lucélio Dantas Aquino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n3p64

Resumen

Este artigo apresenta parte do estudo desenvolvido na pesquisa de mestrado Mecanismos de construção de sentidos no gênero editorial: aspectos verbais e visuais (AQUINO, 2010). O recorte escolhido para compor esse texto diz respeito à análise sobre interação, autoria e envolvimento no gênero editorial. Para tanto, assumimos os postulados da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985; 2004; BUT et al., 2001; GHIO; FERNÁNDEZ, 2008; entre outros), especificamente, os que concernem à metafunção interpessoal da linguagem. Os resultados revelam que os recursos léxico-gramaticais como sujeito nominalizado, marcas desinenciais, pronomes pessoais, possessivos e de tratamento realizam interação entre os envolvidos nesse contexto de situação, uma vez que constatamos graus diferentes de formalidade, bem como, a atenuação do caráter impessoal deste gênero devido às marcas de autoria.

Biografía del autor/a

Lucélio Dantas Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Instituto Metrópole Digital, atuando na área de Práticas de Leitura e Escrita em Português.

Publicado

2013-03-05

Número

Sección

Artigos