Appropriating linguistic-discursive resources needed for letter interaction: a case study in applied linguistics

Authors

  • Milene Bazarim Doutoranda em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco Professora Assistente na Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-1889-4386
  • Ana Cláudia da Silva Evaristo Universidade Federal de Campina Grande.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n2p236

Abstract

This paper presents the results of a research on the exchange of letters between a Portuguese language trainee teacher and her seventh grade elementary school students from a public school in Paraíba (PB). This qualitative case study research is inserted in the applied field of language studies, which is theoretically based on the conception of interaction of Bakhtin circle and the new literacy studies. Results indicate that the letters exchange had effects on literacies, because, due to the scaffolding role played by the teacher’s writing, the students appropriated the linguistic-discursive resources of the prototypical compositional structure of the genre personal letter.

Author Biography

Milene Bazarim, Doutoranda em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco Professora Assistente na Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2002), especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (2004) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Está cursando o doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco. É organizadora, juntamente com Adair Vieira Gonçalves, do livro  Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita e foco, Ed. Pontes, 2013, no qual também publicou o artigo Os gêneros na construção da interação entre professora e aluno(s) e os impactos no processo de ensino-aprendizagem da escrita. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atualmente, é professora assistente da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da UFCG, na qual ministra as seguintes disciplinas:  Morfologia do Vocábulo, Paradigmas de Ensino, Tópicos Especiais de Língua Portuguesa e Linguística - Correção de Textos do Ensino Fundamental; Tópicos Especiais de Língua Portuguesa e Linguística - Correção de Textos do Ensino Médio, Planejamento e Avaliação. Áreas de pesquisa: linguagem e educação;  interação mediada pela escrita; alfabetização e letramento; letramento literário; processos de inovação no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; letramento do professor; entre outras. Membro do grupo de pesquisa "Teorias de Linguagem e Ensino" e pesquisadora no projeto "Gêneros textuais como objeto de ensino: perspectivas teóricas e instrumentos pedagógicos", coordenado pela Profa. Dra. Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo.

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Published

2020-12-10