Apresentação

Autores

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
  • Rodrigo Acosta Pereira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0148-8725
  • Rosângela Hammes Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O número temático Pesquisas em Linguística Aplicada: o ensino e a aprendizagem das práticas de linguagem em língua portuguesa na Educação Básica tem como foco pesquisas que tematizam o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em contextos escolares e não escolares, seja como língua materna, língua estrangeira, língua adicional, língua de acolhimento etc., em perspectivas teóricas que tomam o ensino e a aprendizagem de língua a favor de seus usos sociais.

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada.

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada sob a supervisão da Profa. Dra. Beth Brait na PUCSP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Membro efetivo da ABRALIN. Sócio pleno da ALAB.

Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduada em Letras - Português: Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou pós-doutorado na UMinho e na UNICAMP. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Licenciatura em Letras Português, no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras; é Subcoordenadora do Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS/UFSC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), da UFSC, no grupo de pesquisa Estudos de práticas de linguagem, ensinos, aprendizagem e políticas linguísticas em contextos de multiculturalidade, da UNIOESTE, e no grupo de pesquisa GED - Grupo de Estudos Discursivos, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) no período de 2009 a 2013; vice-presidente da ANPOLL para o biênio 2012-2014; vice-coordenadora (2004-2008) e coordenadora (2008-2012) do Programa de Pós-Graduação em Linguística; coordenadora do Programa PROFLETRAS/UFSC (2013-2015; 2016-2019) e membro do conselho gestor do PROFLETRAS (2013-2015). Participou como avaliadora do PNLD 2018 e como equipe técnica do PNLD 2020. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna português, produção textual, prática de análise linguística, gêneros do discurso, formação de professores, perspectiva dialógica da linguagem, Círculo de Bakhtin.

Downloads

Publicado

2020-12-10