Inclusive education policies: official documents, education models and marginality of Deaf students

Authors

  • Adriana Lúcia de Escobar de Barros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e83587

Keywords:

Inclusive education policies, Official documents, Education models for Deaf students, Marginality

Abstract

This article aims to broaden the view on inclusive education policies for Deaf students, by revisiting official documents, discussing the Education models for Deaf students and exposing the situation of marginality in which they find themselves. I use the readings of authors, laws and decrees such as, Campos (2013), Silva e Favorito (2009), Lacerda (2006), Kumada (2016), the new Law 14.191 (BRASIL, 2021), Law 10.436/02 (BRASIL, 2002), Decree nº 5626/05 (BRASIL 2005) and the National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education (BRASIL, 2008), to theoretically support this research. Although educational policies from the perspective of the inclusive education of Deaf students have ensured their rights, there is a disparity between what the laws assert and the actual school reality of these students. Teachers and the entire school community, generally, are unprepared to act in the teaching process that is adequate for the learning of these students, sentencing them to exclusion and marginality from social practices. The access to quality education of Deaf People is still a challenge for their community and the whole society.

Author Biography

Adriana Lúcia de Escobar de Barros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui pós-Doutorado em Letras Modernas pela USP (2016-2017). É Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2006). Diplomada no curso de pós-graduação em Management (MBA) pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2003). Diplomada no curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Possui o DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1994), adquirindo o título de Royal Society of Arts -RSA. Licenciada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela PUC-Rio (1984). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras. Foi tesoureira da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada) no biênio 2014-2015. Foi professora da Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul na graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda e na pós-graduação lato sensu no curso de MBA (2010- 2011), assumindo a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda em 2011. Trabalhou na Cultura Inglesa Rio (1986-2009), onde foi professora, coordenadora pedagógica e gerente de filial (1993-2009). Foi professora de classe de alfabetização, de inglês no Ensino Fundamental e em instituições particulares de Língua Inglesa (1979-1998). Tem experiência profissional nas seguintes áreas: Estudos da Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada e Sociolinguística; Administração Escolar, com ênfase em Gestão Organizacional e Gestão de Pessoas; e Administração de Empresas, com ênfase em Comunicação Empresarial, Marketing, Liderança e Negociação. Atualmente, suas áreas de interesse são: Sociolinguística Interacional / Variacionista e Linguística Aplicada, com foco em Ensino de Línguas, Formação de Professores, Línguas de Comunidades Minoritárias e (De)colonialidade, Fronteiras, Língua, Cultura e Identidade.

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Published

2022-12-19