A articulação entre os universos local e global na formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2010v11n2p13Resumen
Este artigo resulta de pesquisa qualitativa interpretativista (MASON, 1998), empreendida na busca de responder à questão-problema: Como se caracteriza a ação docente em se tratando da articulação entre os universos “local” e “global” no tratamento da leitura na escola? Os participantes de pesquisa são oito professores de ensino fundamental de escolas públicas de municípios de Santa Catarina, convidados a relatar sua ação didático-pedagógica em se tratando da formação do leitor, com enfoque nas estratégias de articulação dos universos local e global (STREET, 2003; 2007). Concebendo que o trabalho com leitura precisa considerar conceitos-chave como gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1979]) e eventos e práticas de letramento (STREET, 1988; BARTON, 1994), dada a compreensão que o ato de ler instaura-se em contextos interacionais, este estudo defende a articulação entre o local e o global no ensino da leitura, argumentando em favor da consideração das práticas de letramento para, com base nelas, mediar a ressignificação dessas práticas à luz das especificidades da macrocultura grafocêntrica das sociedades contemporâneas. A base teórica são estudos de Street (2003a; 2003b; 2007) sobre o diálogo entre o local e global nos eventos de letramento, e estudos de Bakhtin (2003 [1979]) sobre gêneros discursivos. A análise sinaliza uma ação docente consolidada em abordagens de leitura descomprometidas com conceitos de gêneros discursivos e letramento e destituídas do zelo na articulação entre as dimensões local e global do letramento. Prevalecem encaminhamentos de leituras avulsas, a despeito de mais de duas décadas de discussões sobre a dimensão interacional dos usos da escrita.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.