A variação pronominal de segunda pessoa: contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa

Autores/as

  • Juliana Rangel Scardua Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lilian Coutinho Yacovenco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p171

Resumen

A tradição gramatical registra tu e vós como pronomes pessoais do caso reto. No português brasileiro falado, contudo, há a variação tu/você e a substituição de vós por vocês. Neste artigo, sabendo do distanciamento existente entre o funcionamento da língua em uso e o ensino escolar de Língua Portuguesa, apresentaremos a visão de gramáticos tradicionais e livros didáticos para, em seguida, refletir, com base na perspectiva teórica da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008), como esse fenômeno variável pode ser abordado na educação básica, de modo que contemple as diversas variedades linguísticas.

Biografía del autor/a

Juliana Rangel Scardua, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lilian Coutinho Yacovenco, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada IV da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2018-01-13

Número

Sección

Gramática e Escola