Equipe Editorial

Coordenação da Equipe Editorial

João Josué Silva Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, Brasil

Editores

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, Brasil

Kátia Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Conselho Editorial Nacional

Profa. Dra. Samantha Dias de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha

Flávio Santiago, Pós-doutorando Universidade de São Paulo

Dra. Juliana Schumacker Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

maria laura pozzobon spengler, Brasil

Doutora Aline Helena Mafra-Rebelo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Brasil

Doutora Kátia Cristina Norões, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Profa. Dra. Daniela Finco, UNIFESP

Sra Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Roseli Terezinha Kuhnen, UFSC

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil

VERA VERA LUCIA CHACON VALENÇA, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA_UNISUL, Brasil

Eliane Debus, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Giselle Machado Vasconcelos, UFSC, Brasil

Doutora Joselma Salazar de Castro, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Brasil

Doutora Fernanda Gonçalves, Faculdade Municipal da Palhoça (FMP), Palhoça, Santa Catarina, Brasil., Brasil

Doutora Patrícia Dias Prado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP/SP., Brasil

TANIA MARA CRUZ, Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil

Doutora Marynelma Camargo Garanhani, Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil

Doutora Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, Brasil

Doutora Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, Brasil

Doutor Clériston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas

Monique Aparecida Voltarelli, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB (Brasil), Brasil

Fernanda Muller, UFRGS - Porto Alegre - RS, Brasil

Nazareth Nazareth Salutto, Universidade Federal Fluminense

Alessandra Mara Rotta de Oliveira, Brasil

Doutora Rosinete Valdeci Schmitt, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Simone Cristiane Silveira Cintra, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil

Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Andréa Simões Rivero, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Verena Wiggers, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, Brasil

Adriana Alves da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Eliane Gomes-Silva, Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa (ISEOL), Lençóis Paulista, São Paulo, Brasil

Elaine de Paula, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Roseli Nazario, Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Rosa Batista, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, Santa Catarina, Brasil

Deise Arenhart, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Rita Marisa Ribes Pereira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil

Moema Helena de Albuquerque, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Adilson De Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Ingrid D. Wiggers, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Tânia de Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Romilson Martins Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- Goiás), Goiânia, Goiás, Brasil

Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Ângela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Iracema Munarim, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Roselete Fagundes de Aviz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Gilka Elvira Ponzi Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Mauricio Roberto da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Kátia Adair Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Conselho Editorial Internacional

Doutora Angela Yesenia Olaya Requene, Harvard University, Colômbia

Doutora Clara Maria Silva, Dipartimento di Formazione, Lingue, Intercultura, Letterature e Psicologia - Università degli Studi di Firenze - UniFI

Dr. Miquel Àngel Essomba Gelabert, Departament de Pedagogia Aplicada - Universidad Autónoma de Barcelona

Iskra Pavez, Universidad Bernardo O'Higgins, Chile

Doutora Piera Maria Braga, Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália

Doutora Chiara Maria Bove, Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália

Agnese Infantino, Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália

Franca Franca Giuliana Zuccoli, Università Milano-Bicocca, Itália

Maria Assunção Folque, Universidade de Évora

Dra Isabel Cabrita Condessa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade dos Açores; Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho, Portugal

Doutor Fernando Ilídio Ferreira, Centro de Investigação em Estudos da Criança Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT.

Sra Maria Isabel Mena, Universid del Valle, Colômbia, Colômbia

Maria Manuela Martinho Ferreira, Universidade de Porto (U.Porto), Porto, Porto,, Portugal

Manuel Jacinto Sarmento, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Braga, Portugal

Dra. Zulma Palermo, Universidad Nacional de Salta, Salta, Argentina

Dra. Patrícia Redondo, Universidad Nacional de la Plata, La Plata, Buenos Aires, Argentina

Dr. Carlos Skillar, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Argentina), Buenos Aires, Argentina

Rosa Madeira, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Aveiro, Portugal, Brasil

Natália Fernandes Soares, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Braga, Portugal

Catarina Tomás, ​Instituto Politécnico de Lisboa (IPLisboa), Braga, Braga, Portugal

Assistentes administrativos

Matheus Schumacker Alves, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Diagramação e editoração

Dra. Juliana Schumacker Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Saskya Bodenmuller, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil